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Localização geográfica (NUTS - 2013)Proporção do volume de negócios resultante da venda de produtos novos ou melhorados das empresas com inovação de produto com 10 e mais pessoas ao serviço (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Tipos de produtos novos ou melhorados; Bienal (1)
Período de referência dos dados
2020 - 2022
Tipos de produtos novos ou melhorados
T: Total produtos novos ou melhorados1: Não comercializados previamente por nenhum dos concorrentes (novos para o mercado)2: Idênticos ou muito semelhantes aos já oferecidos pelos concorrentes (novos apenas para a empresa)
% % %
PT: Portugal26,77,818,9
1: Continente26,77,818,9
2: Região Autónoma dos Açores28,46,521,9
3: Região Autónoma da Madeira29,62,327,3
Proporção do volume de negócios resultante da venda de produtos novos ou melhorados das empresas com inovação de produto com 10 e mais pessoas ao serviço (%) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Tipos de produtos novos ou melhorados; Bienal - INE/DGEEC, Inquérito comunitário à inovação
Nota(s):
(1) Indicador criado no seguimento do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS- Community Innovation Survey), edição de 2018, relativo ao período 2016 a 2018, que refletiu as alterações metodológicas e de conceito na sequência da revisão do Manual de Oslo (4.ª edição), em que a grande mudança para a definição de inovação empresarial foi a redução da complexidade da definição anterior baseada em quatro tipos de inovação (produto, processo, organizacional e marketing), para dois tipos principais: inovações em produtos e inovações em processos. A definição revista também reduz a ambiguidade do requisito para uma mudança "significativa", comparando inovações novas e melhoradas aos produtos ou processos existentes na empresa.
Permanece disponível para consulta no Portal do INE informação sobre Inovação de edições anteriores deste inquérito.

Última atualização destes dados: 16 de abril de 2024