Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Repartição do gap estatístico na estimação em domínios. Uma aplicação ao inquérito à estrutura das explorações agrícolas
Pedro Simões Coelho > Revista de Estatística - 3.º Quadrimestre de 2000 > INE, 2000, p. 33 - 57

Análise
Resumo

O inquérito à estrutura das explorações agrícolas é um inquérito probabilístico longitudinal conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE). A inferência tem sido realizada usando o estimador de Horvitz-Thompson. Os resultados deste inquérito são actualmente disponibilizados por Região Agrária, a qual corresponde ao menor nível de agregação para o qual as estimativas são consideradas fiáveis.
O presente artigo resulta de um projecto de investigação que teve por principal objectivo compreender se é possível efectuar inferências a mais baixos níveis de agregação (como NUTIII) e propor estimadores alternativos ao de Horvitz-Thompson.
São propostos diversos estimadores que podem ser considerados casos particulares do estimador pela regressão, apresentando em comum a propriedade de não enviesamento aproximado. Estes combinem dados provenientes da amostra com dados auxiliares provenientes de recenseamentos agrícolas ou de fontes de natureza administrativa. São deduzidas as suas variâncias aproximadas e produzidas estimativas destas, com base nos dados do inquérito de 1993. É abordado o problema da aditividade das estimativas e propostas modificações aos estimadores que asseguram a sua consistência com as estimativas de Horvitz-Thompson a um mais elevado nível de agregação. Os estimadores propostos são comparados em termos de precisão, sendo efectuadas recomendações relativamente à sua aplicação no âmbito de estimação em domínios.

palavras-chave: domínio, área, estimação em domínios, gap allocation, agrícola.


Estudo
Download do documento PDF (126 Kb)