Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Os Resultados Preliminares dos Censos 2011
Fernando Simões Casimiro > Revista de Estudos Demográficos 2013, p. 85 - 105

Análise Gráficos e Diagramas
Resumo

O presente trabalho aborda o enquadramento da execução dos recenseamentos da população e habitação de 2011 em Portugal. Destacam-se as opções fundamentais quanto à utilização da internet para a resposta aos questionários, a geocodificação dos edifícios durante o processo de recolha dos dados no terreno e o programa de difusão, com particular destaque para a disponibilização dos resultados preliminares.

A taxa de resposta pela internet foi de 50,5 % da população residente recenseada. A georeferenciação das coordenadas dos edifícios foi integralmente realizada e constitui um dos maiores potenciadores da utilização da informação censitária, incluindo a que foi produzida desde 1981.

Os resultados preliminares apontam para crescimentos generalizados das várias unidades estatísticas, de acordo com o seguinte: a população residente aumentou 1,9%; as famílias cresceram 11,6%, os alojamentos 16,3% e os edifícios 12,4%. Estes crescimentos acentuaram a concentração da população no litoral e perdas significativas no interior do País.

Palavras-chave: Recenseamentos da População e Habitação; Censos 2011; Resposta pela internet; Geocodificação de Edifícios


Estudo
Download do documento PDF (770 Kb)