Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

União Europeia: um espaço compartilhado por diferentes populações (convivência das diversidades)
Humberto Moreira > Revista de Estudos Demográficos > INE, 2008, p. 61 - 108

Resumo

O presente artigo enquadra-se no lema da União Europeia “Unidade na Diversidade” e no envolvimento dos vários Estados e povos num projecto de integração europeia, que conjuga os interesses nacionais com os
comunitários, na perspectiva de coesão e desenvolvimento. Três acontecimentos ocorridos em 2007 – Comemorações do 50º aniversário do Tratado de Roma – Presidência Portuguesa da União Europeia – Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos – tornaramse os factores próximos que motivaram a elaboração deste texto.
No âmbito dos 50 anos da UE, fez-se uma abordagem dos antecedentes históricos, dos princípios que levaram à sua fundação e, posteriormente, da evolução observada com os sucessivos alargamentos, bem como das repercussões, entretanto ocorridas, ao nível institucional e operacional da integração europeia. A síntese desta evolução é acompanhada por dados estatísticos relativos às populações residentes no conjunto da UE, nas suas várias fases, e dos respectivos Estados-membros constituintes. A caracterização da União Europeia, ao longo dos seus 50 anos de vida, é efectuada através da evolução da população residente, do território e da densidade populacional. Apesar da grande heterogeneidade dos actuais 27 Estados-membros na relevância dos residentes não nacionais, dependente em grande parte do respectivo nível de desenvolvimento económico e social de cada um, verifica-se um crescimento da população estrangeira, na generalidade dos estados membros. A União Europeia é um espaço de atracção p ara milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, não se pode ignorar o peso dos fluxos migratórios entre Estados-membros, matéria a desenvolver em próximo número da Revista.

palavras-chave: alargamentos, estados-membros, não nacionais, países terceiros, população estrangeira, população por nacionalidade, população por naturalidade, variação populacional.


Estudo
Download do documento PDF (664 Kb)