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Índice de Preços no Consumidor - metodologia (Base 100) - 1991
Issue year: 1992


Summary

«Esta publicação é dedica à apresentação metodológica do cálculo do Índice de Preços no Consumidor, constituindo, por isso, o manual de referência para as novas séries que se iniciam em Janeiro de 1992, com base nos preços médios de 1991.

Da leitura do texto metodológico são perceptíveis significativos progressos deste novo índice em relação ao anterior. Assim são de salientar os seguintes aspectos relativamente à base de informação estatística para o cálculo do novo Índice de Preços no Consumidor:

- o índice utiliza uma estrutura de consumo e de ponderadores populacionais atualizada,

- introduziram-se novos produtos no painel o qual passou a ser constituído por 577 artigos ao invés dos 524 que integravam o anterior,

 - ampliou-se do ponto de vista espacial a recolha da informação - os aglomeradores populacionais passaram de 25 para 37 e os estabelecimentos informadores de 4800 para 9100. Consequentemente, o número de preços recolhidos sofreu um acréscimo muito substancial, passando de 25 000 para 63 000.

- A informação é, pela primeira vez, disponível para todo o país e a nível das sete regiões NUTE II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).»

Série Estudos


Publication
PDF SEstudos63.pdf (1041 Kb)
 


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How to cite the document:

Instituto Nacional de Estatística - Índice de Preços no Consumidor. Metodologia (Base 100) : 1991. Lisboa : Litografia Amorim, 1992 (Série Estudos, 0373-3162 ; 63). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/284804313>