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Inquérito de Conjuntura ao Comércio - Metodologia
Ano de Edição: 1992


Resumo

«Lançados na Europa nos anos 30-40, os Inquéritos de Conjuntura tomaram nas décadas seguintes um papel cada vez mais significativo na descrição e análise da conjuntura económica.

Este impacto crescente deve-se às características destes inquéritos, adequadas à análise da conjuntura. Por um lado, os dados resultantes têm um grau mais elevado de disponibilidade do que os dados resultantes dos inquéritos tradicionais, dado que as unidades estatísticas (famílias, empresas) são solicitadas a transmitir uma opinião e não uma quantificação sobre a evolução das variáveis inquiridas. Por outro lado, o tipo de dados obtidos são de natureza 'ex-ante', uma vez que resultam de uma avaliação de unidades estatísticas sobre o estado das variáveis (agregação de opiniões). Assim sendo, tais dados fornecem uma indicação sobre a durabilidade de certos movimentos económicos, justificando-se a sua utilização enquanto indicadores avançados.»

Série Estudos


Publicação
PDF SEstudos67.pdf (429 Kb)
 


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Como citar este documento:

Instituto Nacional de Estatística - Inquérito de conjuntura ao comércio. Metodologia de apuramento. Lisboa : INE, 1992 (Série Estudos, ISSN 0373-3162 ; 67). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/284809633>