Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Produção Industrial desacelerou ligeiramente
Estatísticas da Produção Industrial
Produção Industrial desacelerou ligeiramente - 2018
09 de dezembro de 2019

Resumo

Em 2018, o total das vendas de produtos e prestação de serviços na indústria atingiu 91,7 mil milhões de euros, representando um aumento nominal de 7,1% face ao ano anterior, embora inferior aos 9,3% registados em 2017.
As atividades que mais contribuíram positivamente para o crescimento verificado no total da indústria foram a Fabricação de veículos automóveis, a Fabricação de produtos petrolíferos refinados e as Indústrias alimentares com 3,0 p.p., 0,6 p.p. e 0,4 p.p., respetivamente. Os maiores contributos negativos registaram-se na Fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas, na Indústria do couro e dos produtos de couro e na Indústria das bebidas, todas com -0,1 p.p.
Considerando as taxas de variação anuais para um conjunto de variáveis económicas (venda de produtos e prestação de serviços, pessoal ao serviço, VAB e produtividade aparente do trabalho), a Divisão 29 - Fabricação de veículos automóveis destacou-se das restantes, apresentando taxas de variação superiores à média do total da indústria transformadora tanto em 2017 como em 2018, refletindo um maior dinamismo no conjunto das variáveis em análise.

Consulte a Publicação


Destaque
Download do documento PDF (457 Kb)