Aguarde, por favor...  Aguarde, por favor...
    
Metainformação (Abre uma nova janela)Ler quadro pré-gravadoGravar quadroExportar gráfico para imagem (formato JPEG, PNG ou PDF)Sinais convencionais (Abre uma nova janela)

Período de referência dos dados (1) Local de residência da mãe (NUTS - 2002) (2) Nados-vivos (N.º) por Local de residência da mãe (NUTS - 2002), Sexo, Local de parto da mãe, Assistência médica e Escalão de peso à nascença; Anual (3)
Sexo
T: HM1: H2: M
Local de parto da mãe
T: Total
Assistência médica
T: Total
Escalão de peso à nascença
T: Total
N.º N.º N.º
2013T: Total83 12142 38940 731
PT: Portugal82 78742 21940 567
YY: Estrangeiro334170164
Nados-vivos (N.º) por Local de residência da mãe (NUTS - 2002), Sexo, Local de parto da mãe, Assistência médica e Escalão de peso à nascença; Anual - INE, Nados-vivos
Nota(s):
(1) Em 2008, ocorreu um problema de transmissão de dados, externo ao INE, não tendo sido possível, até ao momento, recuperar a informação para algumas das variáveis do verbete estatístico de nado vivo. Importa reter que esta informação está baseada nos ficheiros de registos administrativos de nascimentos disponibilizados pelo Ministério da Justiça. Neste âmbito, e no caso particular da variável Local de nascimento, cujas categorias de resposta englobam Domicilio, Estabelecimento hospitalar, e Outro local (categoria que abrange situações residuais e locais desconhecidos), o número consideravelmente elevado de nados vivos cujo local do parto é Outro local, deve ser interpretado com prudência pois reflete não um real aumento de ocorrências em locais que não o Domicilio ou o Estabelecimento hospitalar, mas antes um número elevado de locais ignorados que não foi possível classificar. A situação ocorrida não compromete a qualidade dos dados e o trabalho estatístico desenvolvido, no entanto, e face ao exposto, sublinha-se a necessidade uma análise cuidada desta variável. Acresce que estes dados poderão vir a ser objeto de revisão.
(2) A entrada em vigor da Lei n.º 61/2012 de 5 de dezembro, referente à fixação dos limites territoriais dos municípios de Faro e de Loulé, produziu alterações nos limites das freguesias de Montenegro, São Pedro (atualmente designada União das freguesias de Faro, em resultado da agregação com a freguesia da Sé, com a entrada em vigor da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro) e Santa Bárbara de Nexe, do município de Faro, e da freguesia de Almancil, do município de Loulé.
A entrada em vigor da Lei n.º 56/2012 de 8 de novembro, relativa à reorganização administrativa de Lisboa, e da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, referente à reorganização administrativa do território das freguesias, ambas com efeitos a partir de 30 de setembro de 2013, produziram alterações nos limites territoriais dos municípios de Lisboa e de Loures, com a criação da freguesia do Parque das Nações no município de Lisboa, e dos municípios da Golegã e de Santarém, com a passagem da freguesia de Pombalinho de Santarém para a Golegã. A leitura dos dados referentes ao ano de 2013 deve ter em atenção estas situações.
(3) O valor total de nados vivos pode não corresponder à soma das parcelas por sexo, devido à existência de registos com sexo ignorado.

Última atualização destes dados: 12 de abril de 2013