Despesa em investigação e desenvolvimento (I&D - €) das instituições do sector de execução do ensino superior por Tipo de subsistemas e Objectivo socioeconómico (NABS 2007); Anual
|
|
|
|
2016 | PT: Portugal | T: Total | 1 068 139,6 | 992 565,3 | 883 689,3 | 108 876,1 | 75 574,2 | 63 329,0 | 12 245,2 | 01: Exploração e aproveitamento do meio terrestre | 28 693,8 | 26 743,6 | 24 453,7 | 2 289,9 | 1 950,1 | 1 908,0 | 42,2 | 02: Ambiente | 95 646,4 | 91 947,9 | 81 991,8 | 9 956,2 | 3 698,4 | 3 494,3 | 204,1 | 03: Exploração e aproveitamento aeroespacial | 12 509,3 | 12 318,2 | 12 206,1 | 112,1 | 191,1 | 156,9 | 34,2 | 04: Transportes, telecomunicações e outras infra-estruturas | 47 801,5 | 45 804,5 | 38 844,2 | 6 960,3 | 1 997,0 | 1 868,8 | 128,2 | 05: Energia | 43 604,8 | 42 049,1 | 33 999,7 | 8 049,3 | 1 555,8 | 1 409,8 | 146,0 | 06: Promoção da produtividade e das tecnologias industriais | 94 079,9 | 91 416,5 | 74 983,8 | 16 432,7 | 2 663,4 | 2 087,2 | 576,2 | 07: Saúde | 209 305,6 | 192 907,5 | 173 448,0 | 19 459,5 | 16 398,2 | 13 028,4 | 3 369,7 | 08: Agricultura | 47 365,4 | 46 582,4 | 32 551,2 | 14 031,1 | 783,1 | 754,6 | 28,5 | 09: Educação | 96 516,1 | 84 950,7 | 74 053,7 | 10 896,9 | 11 565,4 | 6 812,1 | 4 753,3 | 10: Cultura, religião e meios de comunicação social | 53 907,6 | 45 016,1 | 39 458,3 | 5 557,8 | 8 891,5 | 8 139,2 | 752,3 | 11: Sistemas, estruturas e processos políticos e sociais | 58 077,5 | 49 280,5 | 44 855,4 | 4 425,1 | 8 797,0 | 8 227,8 | 569,2 | 12: Promoção geral dos conhecimentos | 273 262,4 | 257 198,5 | 246 605,5 | 10 593,0 | 16 063,9 | 14 422,4 | 1 641,5 | 13: Defesa | 7 369,3 | 6 349,9 | 6 237,7 | 112,1 | 1 019,4 | 1 019,4 | 0,0 | Despesa em investigação e desenvolvimento (I&D - €) das instituições do Setor de execução do ensino superior por Tipo de subsistemas e Objetivo socioeconómico (NABS 2007); Anual - MCTES/GPEARI, Inquérito ao potencial científico e tecnológico nacional - Setor instituições | Nota(s): | (1) Em 2008, deu-se uma quebra na série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no Setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. Em 2013, deu-se nova quebra de série devido à reclassificação setorial de algumas Instituições Privadas sem fins Lucrativos no Setor do Ensino Superior. Também em 2013, os dados sobre recursos humanos em I&D por função refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores devido à revisão das categorias de pessoal em I&D. As categorias de investigador, técnico e outro pessoal de apoio passaram a ser definidas segundo as funções principais desempenhadas no âmbito das atividades de I&D, de acordo com critérios da classificação ISCO, em vez de serem definidas exclusivamente pelo nível de qualificação académica. Esta revisão resultou num aumento de efetivos nas categorias de técnico e outro pessoal de apoio em I&D em detrimento dos investigadores. Em 2016, os dados das rubricas "Despesas com pessoal" e "Outras despesas correntes" refletem uma quebra de série relativamente a anos anteriores devido à reafectação nesta última rubrica das despesas com pessoal externo em atividades de I&D nas unidades/empresas, de acordo com as recomendações do Manual de Frascati (2015). Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade anual da despesa total em I&D. | (2) Os dados relativos aos recursos humanos em I&D e à despesa em I&D, a partir do ano de 2009, baseiam-se numa interpretação do conceito de investigador diversa da interpretação nacional originalmente utilizada, pelo que foram alterados os dados nos anos de 2009 e 2010 de forma a aumentar a sua comparabilidade internacional bem como a comparabilidade com os restantes anos da mesma série temporal (iniciada em 2008). |
|
Última atualização destes dados: 28 de setembro de 2018
|