Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Peso dos custos com pessoal no valor acrescentado bruto (Série 2004-2007 - %) das Empresas
Característica Descrição
Designação Peso dos custos com pessoal no valor acrescentado bruto (Série 2004-2007 - %) das Empresas por Atividade económica (Subclasse - CAE Rev. 2.1) e Escalão de pessoal ao serviço; Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Sistema de contas integradas das empresas
Primeiro período disponível 2004
Último período disponível 2007
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
  • Atividade económica (Subclasse - CAE Rev. 2.1)
  • Escalão de pessoal ao serviço
Conceitos
  • ATIVIDADE ECONÓMICA:  Resultado da combinação dos fatores produtivos (mão de obra, matérias-primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços. Independentemente dos fatores produtivos que integram o bem ou serviço produzido, toda a atividade pressupõe, em termos genéricos, uma entrada de produtos (bens ou serviços), um processo de incorporação de valor acrescentado e uma saída (bens ou serviços).
  • PESSOAL AO SERVIÇO:  Pessoas que, no período de referência, participaram na atividade da empresa/instituição, qualquer que tenha sido a duração dessa participação, nas seguintes condições: a) pessoal ligado à empresa/instituição por um contrato de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração; b) pessoal ligado à empresa/instituição, que por não estar vinculado por um contrato de trabalho, não recebe uma remuneração regular pelo tempo trabalhado ou trabalho fornecido (p. ex.: proprietários-gerentes, familiares não remunerados, membros ativos de cooperativas); c) pessoal com vínculo a outras empresas/instituições que trabalharam na empresa/instituição sendo por esta diretamente remunerados;d) pessoas nas condições das alíneas anteriores, temporariamente ausentes por um período igual ou inferior a um mês por férias, conflito de trabalho, formação profissional, assim como por doença e acidente de trabalho. Não são consideradas como pessoal ao serviço as pessoas que: i) se encontram nas condições descritas nas alíneas a), b), e c) e estejam temporariamente ausentes por um período superior a um mês; ii) os trabalhadores com vínculo à empresa/instituição deslocados para outras empresas/instituições, sendo nessas diretamente remunerados; iii) os trabalhadores a trabalhar na empresa/instituição e cuja remuneração é suportada por outras empresas/instituições (p. ex.: trabalhadores temporários); iv) os trabalhadores independentes (p. ex.: prestadores de serviços, também designados por "recibos verdes").
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • PESO DOS CUSTOS COM O PESSOAL NO VALOR CRESCENTADO BRUTO:  A parte do valor criado que se destina a remunerar o fator trabalho.
  • EMPRESA:  Entidade jurídica (pessoa singular ou coletiva) correspondente a uma unidade organizacional de produção de bens e/ou serviços, usufruindo de uma certa autonomia de decisão, nomeadamente quanto à afetação dos seus recursos correntes. Uma empresa pode exercer uma ou várias atividades, em um ou em vários locais.
Definição A partir do ano de referência 2004, o Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE) alterou de forma significativa a sua metodologia, aproveitando a informação fiscal recebida administrativamente. Os dados divulgados na publicação "Empresas em Portugal 2005" registaram uma relevante reformulação ao nível da produção das estatísticas das empresas, correspondendo a uma maior cobertura do universo empresarial e não sendo, portanto, diretamente comparáveis com os divulgados em edições anteriores. Estas alterações resultam essencialmente de dois fatores:
- Inclusão dos profissionais liberais;
- Utilização de informação exaustiva, em detrimento dos dados extrapolados do Inquérito Anual às Empresas. Como resultado da revisão dos critérios de construção dos rácios económico-financeiros, os respetivos valores para os anos de 2004 e 2005, poderão não ser coincidentes com os divulgados na publicação "Empresas em Portugal 2005".
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 03/06/2009


informação apresentada em 5/7/2024