Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Duração média semanal habitual de trabalho remunerado (h)
Característica Descrição
Designação Duração média semanal habitual de trabalho remunerado (h) por Localização geográfica (Continente) e Sexo; Semestral
Periodicidade Mensal
Fonte MTSSS/GEP, Inquérito aos ganhos e duração do trabalho
Primeiro período disponível Abril de 2009
Último período disponível Abril de 2019
Dimensões
  • Período de referência dos dados (Mês)
  • Localização geográfica (Continente)
  • Sexo
Conceitos
  • DURAÇÃO HABITUAL DE TRABALHO:  Número de horas executadas com caráter habitual, mesmo que não realizadas no período de referência. Inclui as horas extraordinárias desde que a sua prestação tenha caráter regular.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • ESTABELECIMENTO:  Empresa ou parte de uma empresa (fábrica, oficina, mina, armazém, loja, entreposto, etc.) situada num local topograficamente identificado. Nesse local ou a partir dele exercem-se atividades económicas para as quais, regra geral, uma ou várias pessoas trabalham (eventualmente a tempo parcial), por conta de uma mesma empresa.
Fórmula A duração média semanal habitual de trabalho remunerado é obtida por: Somatório Xh(HRm*4,33)/ TCOm, onde m é um índice genérico definido pelo cruzamento da variável nível profissional com a variável sexo, HR são as horas semanais remuneradas aos TCO, TCO é o número de trabalhadores por conta de outrem, Xh é o estimador do total definido no ponto 28 do documento metodológico do Inquérito aos Ganhos e Duração do Trabalho.
Unidade de Medida (símbolo) Hora (h)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 31/01/2020


informação apresentada em 16/7/2024