Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Disparidade salarial entre homens e mulheres (%) na população empregada por conta de outrem em empresas com 10 e mais pessoas ao serviço (CAE Rev. 3, B a S (excluindo O))
Característica Descrição
Designação Disparidade salarial entre homens e mulheres (%) na população empregada por conta de outrem em empresas com 10 e mais pessoas ao serviço (CAE Rev. 3, B a S (excluindo O)) por Atividade económica (Secção); Quadrienal
Periodicidade Quadrienal
Fonte MTSSS/GEP, Inquérito à estrutura dos ganhos
Primeiro período disponível 2010
Último período disponível 2018
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
  • Atividade económica (Secção)
Conceitos
  • ATIVIDADE ECONÓMICA:  Resultado da combinação dos fatores produtivos (mão de obra, matérias-primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços. Independentemente dos fatores produtivos que integram o bem ou serviço produzido, toda a atividade pressupõe, em termos genéricos, uma entrada de produtos (bens ou serviços), um processo de incorporação de valor acrescentado e uma saída (bens ou serviços).
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM:  Os trabalhadores por conta de outrem são definidos como todas as pessoas que, nos termos de um contrato, trabalham para outra unidade institucional residente, recebendo em contrapartida uma remuneração.
  • ESTABELECIMENTO:  Empresa ou parte de uma empresa (fábrica, oficina, mina, armazém, loja, entreposto, etc.) situada num local topograficamente identificado. Nesse local ou a partir dele exercem-se atividades económicas para as quais, regra geral, uma ou várias pessoas trabalham (eventualmente a tempo parcial), por conta de uma mesma empresa.
Definição Diferença entre os ganhos médios horários dos homens empregados e das mulheres empregadas em percentagem dos ganhos médios horários dos homens empregados. Considera-se a população empregada por conta de outrem (tempo completo ou tempo parcial) em empresas com 10 e mais pessoas ao serviço (CAE Rev. 3, B a S (excluindo O)).
Fórmula [(Ganho médio horário dos homens - Ganho médio horário das mulheres)/ Ganho médio horário dos homens]*100
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 12/05/2021


informação apresentada em 15/1/2025