Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterro (- referência 1995 - %)
Característica Descrição
Designação Deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterro (- referência 1995 - %); Anual
Periodicidade Anual
Fonte Agência Portuguesa do Ambiente
Primeiro período disponível 2008
Último período disponível 2020
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
Conceitos
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • TERRITÓRIO ECONÓMICO:  Território que consiste em: a) a área (território geográfico) sob a administração efetiva e o controlo económico de uma única administração pública; b) as zonas francas, incluindo entrepostos e fábricas sob controlo aduaneiro; c) o espaço aéreo nacional, as águas territoriais e a plataforma continental situada em águas internacionais em relação à qual o país dispõe de direitos exclusivos; d) os enclaves territoriais, isto é, os territórios geográficos situados no resto do mundo e utilizados, em virtude de tratados internacionais ou de acordos entre Estados, por administrações públicas do país (embaixadas, consulados, bases militares, bases científicas, etc.); e) os jazigos (de petróleo, gás natural, etc.) situados em águas internacionais fora da plataforma continental do país, explorados por unidades residentes no território.
  • SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS:  Conjunto de equipamentos e operações associadas que são implementados com o objetivo de garantir um destino final adequado aos resíduos produzidos pela população de um ou mais aglomerados populacionais.
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações "A Diretiva 1999/31/CE do Conselho, de 26 de abril, veio obrigar os Estados-Membros a desviar os resíduos urbanos biodegradáveis de aterro de forma a reduzir os efeitos negativos sobre o ambiente resultantes da sua deposição. Definiu-se que a quantidade de RUB (em peso) destinados a aterro deveria ser reduzida para 75% em 2006, 50% em 2009 e 35% em 2016, em relação aos RUB produzidos em 1995." Extraído de 'Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), Portaria nº 187-A/2014, publicada no D.R. n.º 179 Suplemento, Série I de 2014-09-17, pág. 22, parágrafo 88'
Data da última atualização 14/04/2022


informação apresentada em 2/4/2025