Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Produto interno bruto dados encadeados em volume (B.1*g) (Taxa de variação homóloga - Base 2016 - %)
Característica Descrição
Designação Produto interno bruto dados encadeados em volume (B.1*g) (Taxa de variação homóloga - Base 2016 - %); Trimestral
Periodicidade Trimestral
Fonte INE, Contas nacionais trimestrais
Primeiro período disponível 1.º Trimestre de 1996
Último período disponível 2.º Trimestre de 2024
Dimensões
  • Período de referência dos dados (Trimestre)
  • Localização geográfica (Portugal)
Conceitos
  • TERRITÓRIO ECONÓMICO:  Por território económico entende-se: a) o território geográfico administrado por um Estado no interior do qual pessoas, bens, serviços e capital circulam livremente; b) as zonas francas, incluindo entrepostos e fábricas sob controlo aduaneiro; c) o espaço aéreo nacional, as águas territoriais e a plataforma continental situada em águas internacionais em relação à qual o país dispõe de direitos exclusivos; d) os enclaves territoriais, i.e., territórios geográficos situados no resto do mundo e utilizados, em virtude de tratados internacionais ou de acordos entre Estados, por administrações públicas do país (embaixadas, consulados, bases militares, bases científicas, etc.); e) os jazigos mineiros (petróleo, gás natural, etc.) situados em águas internacionais fora da plataforma continental do país, explorados por unidades residentes no território.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • PRODUTO INTERNO BRUTO A PREÇOS DE MERCADO:  O produto interno bruto a preços de mercado representa o resultado final da atividade de produção das unidades produtivas residentes. Pode ser definido de outras três formas: 1) o PIBpm é igual à soma dos valores acrescentados brutos dos diferentes setores institucionais ou ramos de atividade, aumentada dos impostos menos os subsídios aos produtos (que não sejam afetados aos setores e ramos de atividade). É igualmente o saldo da conta de produção total da economia; 2) o PIBpm é igual à soma dos empregos finais internos de bens e serviços (consumo final efetivo, formação bruta de capital), mais as exportações e menos as importações de bens e serviços; 3) o PIB é igual à soma dos empregos da conta de exploração do total da economia (remunerações dos trabalhadores, impostos sobre a produção e importações menos subsídios, excedente bruto de exploração e rendimento misto do total da economia). Deduzindo ao PIBpm o consumo de capital fixo, obtém-se o Produto Interno Líquido a preços de mercado (PILpm).
Definição A variação homóloga compara o nível da variável entre o período corrente e o mesmo período do ano anterior. Esta taxa de variação, perante um padrão estável de sazonalidade, não é afetada por oscilações desta natureza, podendo, no entanto, ser influenciada por efeitos não periódicos localizados num (ou em ambos) dos períodos comparados.
Fórmula

Quociente do valor do último período, pelo período idêntico do ano anterior.

Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações Base 2016; Os dados encontram-se ajustados de efeitos de calendário e de sazonalidade; Dados encadeados em volume (ano de referência=2016).
Data da última atualização 30/08/2024


informação apresentada em 22/12/2024