Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Proporção da superfície das massas de água superficiais (% da área total)
Característica Descrição
Designação Proporção da superfície das massas de água superficiais (% da área total) por Localização geográfica (NUTS - 2013) e Classificação do estado global; Não periódica
Periodicidade Trienal
Fonte Agência Portuguesa do Ambiente
Primeiro período disponível 2015
Último período disponível 2021
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (NUTS - 2013)
  • Classificação do estado global
Conceitos
  • ÁGUAS DE SUPERFÍCIE:  Águas obtidas da água que escorre, ou estagna, à superfície do solo: em cursos de água naturais, tais como rios, ribeiros, regatos, etc., e cursos de águas artificiais tais como canais para rega, uso industrial, navegação, sistemas de drenagem, aluviões (águas sub-superficias) e reservatórios naturais e artificiais. Excluem-se a água do mar, massas de águas estagnadas permanentes, naturais e artificiais, e as águas das zonas de transição tais como pântanos salobros, lagoas e estuários.
  • ESTADO QUÍMICO:  Estado das massas de águas com base na avaliação da presença de substâncias químicas que, em condições naturais, não estariam presentes ou que estariam presentes em concentrações reduzidas. Estas substâncias são suscetíveis de causar danos significativos para o ambiente aquático, a saúde humana, a fauna e a flora, devido às suas características de persistência, toxicidade e bioacumulação.
  • BOM ESTADO QUÍMICO DAS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE:  Estado químico de uma massa de águas de superfície cujas concentrações de poluentes cumprem as normas de qualidade ambiental definidas em legislação específica.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Fórmula (Superfície das massas de água por classificação/ Superfície total da unidade territorial )*100
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações Indicador que traduz a avaliação da existência de substâncias químicas que, em condições naturais, estariam ausentes ou presentes em concentrações reduzidas numa massa de águas superficiais e que são suscetíveis de causar danos significativos para o ambiente aquático, a saúde humana, a fauna e a flora, devido às suas características de persistência, toxicidade e bioacumulação.
Data da última atualização 25/05/2022


informação apresentada em 17/7/2024