Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Taxa de prevalência da insegurança alimentar moderada ou severa (%) da população residente
Característica Descrição
Designação Taxa de prevalência da insegurança alimentar moderada ou severa (%) da população residente; Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Inquérito às condições de vida e rendimento
Primeiro período disponível 2019
Último período disponível 2023
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Local de residência (Portugal)
Conceitos
  • INSEGURANÇA ALIMENTAR MODERADA:  Insegurança alimentar que decorre da incerteza em obter alimentos, do risco de faltar às refeições ou os alimentos se esgotarem, de ser forçado a comprometer-se com a qualidade nutricional e/ou a quantidade de alimentos consumidos.
  • INSEGURANÇA ALIMENTAR GRAVE:  Insegurança alimentar que decorre da ausência de comida total ou por um dia ou dois, da fome extrema.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • POPULAÇÃO RESIDENTE:  Conjunto de pessoas que, independentemente de estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento no momento de observação, viveram no seu local de residência habitual por um período contínuo de, pelo menos, 12 meses anteriores ao momento de observação, ou que chegaram ao seu local de residência habitual durante o período correspondente aos 12 meses anteriores ao momento de observação, com a intenção de aí permanecer por um período mínimo de um ano.
  • INSEGURANÇA ALIMENTAR:  Privação de acesso garantido a quantidade suficiente de alimentos adequados ao normal crescimento e desenvolvimento para uma vida ativa e saudável.
  • AGREGADO DOMÉSTICO PRIVADO:  Conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento e cujas despesas fundamentais ou básicas (alimentação, alojamento) são suportadas conjuntamente, independentemente da existência ou não de laços de parentesco; ou a pessoa que ocupa integralmente um alojamento ou que, partilhando-o com outros, não satisfaz a condição anterior.
Definição Prevalência da insegurança alimentar moderada ou grave na população residente de acordo com a FIES, escala de insegurança alimentar. Os itens que compõem a escala da insegurança alimentar (FIES) foram desenhados para cobrir a gravidade da insegurança alimentar e devem ser analisados em conjunto. Os dados da escala são analisados através da aplicação do modelo Rasch, amplamente utilizado em estudos de saúde e possibilita a base estatística para a medição da segurança alimentar baseada na experiência, e permite produzir dados sobre insegurança alimentar comparáveis entre países.
Fórmula

(população residente em insegurança alimentar moderada ou severa / população residente) * 100

Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 05/04/2024


informação apresentada em 15/1/2025