Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Índice de horas trabalhadas no comércio - bruto (Taxa de variação média anual - Base 2021 %)
Característica Descrição
Designação Índice de horas trabalhadas no comércio - bruto (Taxa de variação média anual - Base 2021 %) por Agrupamento do comércio (AC); Mensal
Periodicidade Mensal
Fonte INE, Índices de volume de negócios e emprego (Base 2021)
Primeiro período disponível Dezembro de 2006
Último período disponível Abril de 2024
Dimensões
  • Período de referência dos dados (Mês)
  • Localização geográfica (Portugal)
  • Agrupamento do comércio (AC)
Conceitos
  • EMPRESA:  Entidade jurídica (pessoa singular ou coletiva) correspondente a uma unidade organizacional de produção de bens e/ou serviços, usufruindo de uma certa autonomia de decisão, nomeadamente quanto à afetação dos seus recursos correntes. Uma empresa pode exercer uma ou várias atividades, em um ou em vários locais.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
  • ÍNDICE DE HORAS TRABALHADAS:  Número relativo que tem como objetivo medir as variações do número de horas que o pessoal ao serviço efetivamente consagrou ao trabalho, relativamente a um período tomado como referência. Nas horas de trabalho incluem-se as horas extraordinárias e ainda os tempos de trabalhos mortos, mas pagos, devidos a ausências ocasionais de trabalho, e exclui-se as horas de ausências independentemente de terem sido remuneradas ou não.
  • COMÉRCIO A RETALHO:  Atividade de revenda a retalho (sem transformação) de bens novos ou usados, feita em estabelecimentos, feiras e mercados, ao domicílio, por correspondência, em venda ambulante e por outras formas, destinados ao consumo público em geral, empresas e outras instituições.
  • COMÉRCIO POR GROSSO:  Atividade de revenda por grosso (sem transformação), de bens novos ou usados a comerciantes (retalhistas ou grossistas), industriais, utilizadores institucionais e profissionais ou intermediários. Os bens podem ser revendidos em bruto, isto é, tal como foram adquiridos, ou após realização de algumas operações associadas ao comércio por grosso.
Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 30/05/2024


informação apresentada em 17/7/2024