Metainformação

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 Proporção de indivíduos com idade entre 16 e 74 anos com competências digitais ao nível básico ou acima de básico (%)
Característica Descrição
Designação Proporção de indivíduos com idade entre 16 e 74 anos com competências digitais ao nível básico ou acima de básico (%) por Local de residência (NUTS - 2013); Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Inquérito à utilização de TIC pelas famílias
Primeiro período disponível 2015
Último período disponível 2019
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Local de residência (NUTS - 2013)
Conceitos
  • POPULAÇÃO RESIDENTE:  Conjunto de pessoas que, independentemente de estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento no momento de observação, viveram no seu local de residência habitual por um período contínuo de, pelo menos, 12 meses anteriores ao momento de observação, ou que chegaram ao seu local de residência habitual durante o período correspondente aos 12 meses anteriores ao momento de observação, com a intenção de aí permanecer por um período mínimo de um ano.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Fórmula

(Indivíduos com idade entre 16 e 74 anos com competências digitais ao nível básico ou acima de básico/ População residente com idade entre 16 e 74 anos)*100

Unidade de Medida (símbolo) Percentagem (%)
Potência de 10  0
Observações A informação publicada neste indicador é parte de um indicador compósito desenvolvido ao nível da UE, no contexto do Digital Single Market strategy, que se baseia num conjunto de atividades relacionadas com a utilização de internet e de software, agrupadas em 4 áreas (informação, comunicação, resolução de problemas, software). Para cada uma destas quatro áreas (dimensões) são calculados dois níveis de competências ("básico" e "acima do básico"), posteriormente considerados no cálculo do indicador global de competências digitais (com 4 níveis de competências: "sem competências", "baixo", "básico" ou "acima do básico"). Na definição deste indicador global de competências digitais está o pressuposto de que os indivíduos que realizaram certas atividades possuem as competências correspondentes, e desta forma, os indicadores associados podem ser considerados como aproximação das competências digitais dos indivíduos.
Data da última atualização 04/05/2021


informação apresentada em 13/5/2024