Portugal 2016

ENQUADRAMENTO SOCIOECONÓMICO EDUCAÇÃO SOCIO-ECONOMIC FRAMEWORK EDUCATION 54 Por outro lado, refiram-se as alterações das preferências manifestadas por cursos universitários, entre 2000/2001 e 2016/2017. Verificaram-se diminuições significativas nas proporções de diplomadas/os nas áreas de Educação e Formação de Professoras/es/Formadoras/es, e em menor escala nas de Arquitetura e Construção e de Humanidades (passaram da 3ª, 7ª e 8ª posições para a 10ª, 8ª e 9ª posições, respetivamente); a área de Agricultura e de Veterinária manteve-se na última posição, com uma pequena variação negativa nas preferências. Em contrapartida, os principais aumentos observaram- se nas áreas da Saúde e da Proteção Social, nas Artes e na de Outros Serviços (passaram da 5ª, 10ª, 9ª e posições para a 3ª, 6ª e 7ª posições, respetivamente). A área de Ciências Empresariais e Direito manteve a primeira preferência, com uma ténue variação, a área de Engenharia e Afins e Indústria Transformadora reforçou a 2ª posição e a de Ciências Sociais e de Comportamento, assim como a de Ciências da Vida e Informática mantivera-se na 4ª e na 5ª posições, respetivamente, com os pesos relativamente inalterados. Em termos do número de inscritas/os, verificou-se o seguinte reposicionamento relativo das áreas de estudo em 2016/2017 face a 2000/2001: a de Ciências Empresariais e de Direito diminuiu uma posição, passando para 2º lugar; a de Saúde e Proteção Social ganhou o primeiro lugar, subindo duas posições; a de Engenharia e Afins subiu duas posições, com o maior ganho, de 7,8 p.p., passando para 3º lugar. A área mais perdedora foi a de Educação e Formação, diminuindo 14,5 p.p. e passando para a 8ª posição; mantendo o mesmo peso e permanecendo na última posição, encontra-se a área da Agricultura e Veterinária. Gráfico/ Chart 23 Proporção de diplomadas/os por área de estudo ( % ) Shares of Students graduated at higher education institutions by field of study ( % ) Fonte: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Source: Directorate-General for Education and Science Statistics - Ministry of Education and Ministry of Science, Technology and Higher Education. Formação de Professores/formadores e Ciências da Educação Teacher training and education sciences Artes / Arts Humanidades / Humanities C.S e do Comportamento, informação e jornalismo Social and behavioural science, information and journalism Ciências Empresariais, Direito / Enterprises Sciences, Law Ciências Vida, Físicas,Mat e Estatística, Infomática Physical sciences, mathematics and statistics, computer science Engenharias e Afins, Ind. Transformadora Engineering and engineering trades, manufacturing industries Arquitectura e Construção / Architecture and building Agricultura,S.,P.Veterinária / Agriculture, forestry and fishing, veterinary sciences Saúde, Serviços Sociais / Health, social services Serv. Pessoais, Transporte, Ambiente, Segurança / Other Services A B C D E F G H I J K 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 A B C D E F G H I J K 2000/2001 2005/2006 2010/2011 2015/2016

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