ABRIL 2022 41 Ao nível da atividade económica, podemos observar que, neste triénio, as atividades de inovação foram protagonizadas sobretudo por empresas dos sectores: • Da informação e comunicação (75,5%); e • Dos serviços financeiros (68,4%). As principais diferenças observadas relativamente ao triénio anterior (2016-2018) são: Empresas com atividades de inovação, por atividade económica, 2018-2020 Em2020, as empresas realizaramum total de 2 736milhões de euros em despesas com atividades de inovação (+5,3% face a 2018), que representaram cerca de 1,0% do total do seu volume de negócios global (0,8% em 2018). As empresas de informação e comunicação destacam-se não apenas por serem o sector de atividade com maior proporção do volume de negócios investido em inovação (4,0%), mas também por serem aquele que mais cresceu face a 2018 (+170,4 milhões de euros). Despesas com inovação, em % do volume de negócios das empresas, 2020 39,2% 39,7% 44,0% 45,9% 47,4% 50,8% 51,9% 68,4% 75,5% Agricultura e pescas Construção e a�vidades imobiliárias Alojamento e restauração Transportes e armazenagem Indústria e energia Comércio Outros serviços Serviços financeiros Informação e comunicação 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 0,3% 0,3% 0,5% 0,5% 0,9% 1,0% 1,3% 2,2% 4,0% 0,0% 0,5% 1,0% 1,5% 2,0% 2,5% 3,0% 3,5% 4,0% 4,5% Comércio Construção e a�vidades imobiliárias Alojamento e restauração Transportes e armazenagem Agricultura e pescas Serviços financeiros Indústria e energia Outros serviços Informação e comunicação • Emtermos de inovaçãodeprocesso, os aumentos das proporções de empresas inovadoras com atividade ao nível: » Dos serviços financeiros (+24,2 p.p.); e » Do comércio (+21,3 p.p.). • Em termos de inovação de produto, as evoluções das proporções de empresas inovadoras com atividade no âmbito: » Da informação e comunicação (+5,9 p.p.); » Do comércio (+5,1 p.p.); e » Da indústria e energia (-4,6 p.p.). Em 2020, 13,8% do volume de negócios das empresas resultou da introdução de produtos novos ou melhorados (+2,6 p.p. face a 2018), com a seguinte distribuição: Volume de negócios resultante da introdução de produtos novos ou melhorados, em % do volume de negócios total das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço 9,5% 4,3% 2020 7,0% 4,2% 2018 Novos para a empresa Novos para o mercado Outras fontes • Produtos novos para a empresa: 9,5% (7,0% em 2018); • Produtos novos para o mercado: 4,3% (4,2% em 2018). Mais informação: Estatísticas da Inovação – triénio 2018-2020 20 de abril de 2022
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