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Estatísticas do Ambiente 2010

1 Plano de contas

Sim Não

1.1 A Entidade Gestora utiliza o Sistema de Normalização Contabilística (SNC)?

Se respondeu " Sim ", continue o preenchimento.

2 Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos em Baixa

2.1 Investimentos (Activos fixos tangíveis e activos intangíveis do ano)

2.2 Gastos (2.2.1 + … + 2.2.5)

2.2.1 Custos próprios com a recolha, transporte, tratamento, valorização e destino final (Conta 61)

2.2.2 Fornecimentos e serviços externos (Conta 62)

2.2.3 Taxas pagas à Adm. Pública no âmbito da gestão de resíduos urbanos (parte Conta 6813)

2.2.4 Gastos com o pessoal (2.2.4.1 + 2.2.4.2)

2.2.4.1 Remunerações (Subcontas 631 + 632)

2.2.4.2 Outros gastos com o pessoal (Subcontas 633 a 638)

2.2.5 Outros gastos

2.3 Rendimentos (2.3.1 + … + 2.3.5)

2.3.1 Vendas (Conta 71)

das quais: 2.3.1.1 Venda de resíduos e/ou materiais valorizáveis

2.3.2 Prestações de serviços (Conta 72)

das quais: 2.3.2.1 Prestações de serviços a municípios

2.3.3 Subsídios à exploração (Conta 75)

dos quais: 2.3.3.1 Municípios

2.3.4 Imputação de subsídios para investimentos (Subconta 7883)

dos quais: 2.3.4.1 Municípios

2.3.5 Outros rendimentos

2055

2060

2040

2045

2050

2005

2010

2015

2020

Cod

2025

2035

2030

Se respondeu " Não ", continue o preenchimento, e envie ao INE a documentação (ex. cópia da conta de gerência) referente ao período de referência dos dados para validação da informação.

1030

2100

2085

2090

2095

2080

2065

2070

EUROS

Imputação de subsídios para investimentos - incluir os subsídios recebidos cuja finalidade é a aquisição de activos fixos tangíveis no âmbito da actividade da gestão de resíduos urbanos.

Outros rendimentos - incluir os rendimentos não contabilizados nas rubricas anteriores.

Serviços de gestão de resíduos urbanos em baixa - compreende a operação de recolha, selectiva ou indiferenciada, de triagem e ou mistura de resíduos com vista ao seu transporte para instalações de valorização ou eliminação.

Investimentos - incluir as aquisições de activos, assim como os trabalhos realizados na própria empresa que se traduzem num aumento efectivo do valor dos activos. Devem incluir os activos fixos tangíveis, tais como a construção de novas infra-estruturas e equipamentos associados à gestão de resíduos urbanos, acções de ampliação e remodelação/reabilitação de infra-estruturas e a aquisição/substituição de equipamento. Devem ainda incluir os activos intangíveis ("software", patentes, etc.) e os custos com a elaboração de projectos de construção/ampliação de infra-estruturas.

Taxas pagas à Administração Pública no âmbito da gestão de resíduos urbanos - indique o montante pago a organismos públicos relativo à gestão de resíduos urbanos (Ex.: taxas de licenciamento, taxas de registo, taxas de gestão de resíduos pagas à Autoridade Nacional de Resíduos e taxas pagas à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

Outros gastos - incluir os gastos não contabilizados nas rubricas anteriores e que resultam directamente da actividade de gestão de resíduos

Gastos com o pessoal - incluir os gastos com o pessoal relacionados com a gestão de resíduos urbanos.

Instruções de preenchimento do Quadro 2

Subsídios à exploração - incluir os subsídios recebidos como forma de subvenção à exploração no âmbito da actividade da gestão de resíduos urbanos.

Introdução

A presente operação estatística visa a obtenção de dados financeiros junto das entidades gestoras de serviços de gestão de resíduos urbanos indiferenciados em baixa, designadamente as empresas municipais e os serviços municipalizados.

Face a alterações estruturais que se verificaram na gestão de serviços de resíduos urbanos, como seja a dissociação dos serviços em alta e em baixa, esta operação estatística vem complementar uma outra realizada pelo INE junto dos municípios e denominada "Inquérito aos Municípios - Protecção do Ambiente".

O objectivo é caracterizar os fluxos económico-financeiros do domínio Gestão de Resíduos (domínio pertencente à Classificação de Actividades e de Despesas de Protecção do Ambiente) no âmbito municipal.

As rubricas apresentadas no Quadro 2 estão no contexto do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) para as empresas.

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