Page 79 - EAmb_2010.pmd

This is a SEO version of EAmb_2010.pmd. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

7777777777

4 - SOLOS, ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUPERFICIAIS

Toda a atividade humana é geradora de poluição sob as mais diversas formas, que a prazo influenciam todo o meio ambiente, pelo que se destaca neste capítulo aspetos relacionados com o recurso água, essencial à vida e à subsistência humana.

As descargas de águas residuais geradas pelas famílias e atividades económicas (capítulo anterior) e a utilização de fertilizantes e pesticidas na agricultura, são origens de poluição que afetam em particular os solos e as massas de água (interiores e costeiras), os quais por sua vez devem reunir determinados níveis de salubridade e qualidade que permitam a sua utilização para as mais diversas atividades humanas e reúnam características que garantam a preservação e o equilíbrio de habitats e ecossistemas.

Neste capítulo em complemento à água captada pelos sistemas públicos urbanos, disponibilizam-se os dados sobre a água tratada e distribuída por tais sistemas de abastecimento de água. Disponibilizam-se ainda dados sobre a qualidade da água que está a ser disponibilizada às populações sobre esses mesmos sistemas para consumo humano, bem como de estatísticas de avaliação das massas de água em sentido lato e com utilização para fins balneares.

Page 79 - EAmb_2010.pmd

This is a SEO version of EAmb_2010.pmd. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »