Objetivos de Desenvolvimento Sustentátel, Indicadores para Portugal - 2019

108 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Sustainable Development Goals Os testes realizadospeloPISA indicamaindaque, em Portugal, 76,2%das crianças com15anos tinhamum nível mínimo de proficiência para a matemática em 2015, o que, ao contrário da aptidão para a leitura, representa uma percentagem inferior à registada para a UE28 no mesmo ano (77,9%). Porém, o valor observado em 2015 indica um aumento de 1,1 p.p. na proporção de crianças com um nível mínimo de competência em matemática relativamente a 2012 (75,1%). ii. Proficiência em matemática ii. Proficiency in mathematics The tests carried out by PISA also show that 76.2% of 15-year-olds in Portugal in 2015 achieved a minimum proficiency level in mathematics, which is less than the EU28 percentage in the same year (77.9%), on the contrary of reading proficiency. However, the percentage in 2015 shows an increase of 1.1 pp in the proportion of children with a minimum level of proficiency in mathematics vis-à-vis 2012 (75.1%). Tal como nos restantes países da UE28, em 2015, a proporção de jovens portuguesas de 15 anos com competência mínima de literacia de leitura (85,9%) era superior à dos rapazes damesma idade (79,7%). Contudo, foi aproporçãode jovensdosexomasculino, quemais evoluiuentre2012e2015, comumaumento de 4,7 p.p. no indicador em análise, ao contrário do sexo feminino, que registou uma quebra de 1,6 p.p. As in EU28 countries, in 2015, the percentage of girls aged 15 years old with a minimum proficiency level in reading in Portugal (85.9%) was higher than the one for boys of the same age (79.7%). However, it was the proportion of boys that improved the most between 2012 and 2015, with an increase of 4.7 pp, as opposed to girls, with a decrease of 1.6 pp. 4.1.1.c - Proporção de crianças com 15 anos de idade que atingiram pelo menos o nível 2 no teste PISA de leitura, por sexo, Portugal, 2012 e 2015 4.1.1.c - Proportion of children aged 15 years old achieving at least level 2 in PISA reading test, by sex, Portugal, 2012 and 2015 Fonte/Source: OCDE (2018), Proficiência na leitura (PISA) / OECD (2018), Reading performance (PISA) 81,2 75,0 87,5 82,8 79,7 85,9 Total Homem/ Male Mulher/ Female % 2012 2015

RkJQdWJsaXNoZXIy MjM5MTA=