Objetivos de Desenvolvimento Sustentátel, Indicadores para Portugal - 2019

120 | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Sustainable Development Goals Meta 4.5 | Até 2030, eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, população autóctone e crianças em situação de vulnerabilidade Target 4.5 | By 2030, eliminate gender disparities in education and ensure equal access to all levels of education and vocational training for the vulnerable, including personswith disabilities, indigenous peoples and children in vulnerable situations Participação em aprendizagem ao longo da vida Os dados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA), realizado em 2011 e 2016, permitem obter índices de paridade por sexo, grau de urbanização e quintis de rendimento mensal líquido do agregado relativamente à participação em AprendizagemaoLongodaVida (ALV) dapopulação adulta (18 aos 64 anos). O índice de paridade da participação em ALV por sexo permite observar que a participação de mulheres e homens em atividades de ALV foi paritária, obtendo-se um valor muito próximo de 1 em ambos os anos do inquérito analisados, apenas ligeiramente superior para as mulheres em relação aos homens. O índicedeparidadedaparticipaçãoemALVpor grau de urbanização revela a situação de desvantagem dos residentes em zonas pouco povoadas, tendo em geral mantido valores muito semelhantes entre os dois anos analisados. Participation in lifelong learning activities Data collected by the Adult Education and Training Survey (IEFA), carried out in 2011 and 2016, allow for the calculation of parity indices by sex, degree of urbanization and household net monthly income quintiles in relation to the participation in Lifelong Learning Activities (LLL) by the adult population (18 to 64 years). The parity index regarding the participation in LLL by sex shows that the participation of women and men in those activities was equal, with a value very close to 1 in both surveyed years, just slightly higher for women in relation to men. The parity index of LLL participation by degree of urbanization reveals thedisadvantageous condition of residents in thinly populated areas, in general keeping very similar values in both surveyed years. Indicador 4.5.1. Índices de paridade (mulher/homem, rural/urbano, 1º/5º quintis de riqueza e outros como estado de incapacidade, populações indígenas e populações afetadas por conflitos, à medida que os dados estejam disponíveis) para todos os indicadores nesta lista que possam ser desagregados Indicator 4.5.1 Parity indices (female/ male, rural/urban, bottom/top wealth quintile and others such as disability status, indigenous peoples and conflict-affected, as data become available) for all education indicators on this list that can be disaggregated

RkJQdWJsaXNoZXIy MjM5MTA=