Retrato Territorial de Portugal

185 A COMPETITIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS REGIÕES PORTUGUESAS RETRATO TERRITORIAL DE PORTUGAL A importância do mercado externo nas empresas de base tecnológica No período 2013-2015, as sociedades representavam cerca de 32,2% do total de unidades empresariais do país, gerando cerca de 95,6% do volume de negócios do total de empresas. A informação proveniente do Sistema de Contas Integradas das Empresas relativa à orientação para o mercado externo do volume de negócios permite salientar que, neste período, o volume de vendas e prestações de serviços para o mercado externo 24 correspondia a cerca de um quinto (20,8%) do total de volume de negócios das sociedades. No caso das sociedades em setores de alta e média-alta tecnologia esta proporção era superior: 43,5%, revelando a maior importância do mercado internacional nos negócios das sociedades de base tecnológica, situação que se verificava em todas as regiões NUTS II [Figura III.23]. Ao nível regional, a quota do mercado externo das sociedades em setores de alta e média-alta tecnologia foi mais relevante no Alentejo (74%), no Centro (61%) e no Norte (54%), regiões que também apresentavam, no triénio em análise, as maiores proporções para o total das sociedades. No Algarve, na Região Autónoma dos Açores e na Área Metropolitana de Lisboa a proporção de vendas e prestações de serviço ao exterior das sociedades de base tecnológica ficava aquém da média nacional. 5 5 18 20,8 8 26 23 24 24 27 29 43,5 44 54 61 74 0 15 30 45 60 75 Algarve R.A. Açores A.M. Lisboa PORTUGAL R.A. Madeira Norte Centro Alentejo % Alta e Média-alta Tecnologia Total 24 Proporção de vendas e prestações de serviços para o mercado externo no volume de negócios das sociedades : Volume de vendas e prestações de serviço para o mercado externo / Total de volume de negócios das sociedades x 100. Proporção de vendas e prestações de serviços para o mercado externo no volume de negócios das sociedades em setores de alta e média-alta e do total das sociedades, segundo a localização da sede da sociedade, Portugal e NUTS II, 2013-2015 Figura III.23 Fonte: INE, I.P., Sistema de Contas Integradas das Empresas.

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