Retrato Territorial de Portugal
188 A COMPETITIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS REGIÕES PORTUGUESAS No triénio 2013-2015, o contributo das vendas e prestações de serviços ao exterior das sociedades dos setores de cariz tecnológico 25 foi de cerca de 20,6% para o total de volume de negócios das sociedades gerado com base no mercado externo, sugerindo assim uma maior importância das empresas de base tecnológica na ligação ao exterior. NO TRIÉNIO 2013-2015, NAS SUB-REGIÕES DO ALENTEJO LITORAL, ALENTEJO CENTRAL E TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES MAIS DE METADE DAS VENDAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇO PARA O MERCADO EXTERNO ERAM REALIZADAS PELAS SOCIEDADES EM SETORES DE ALTA E MÉDIA-ALTA TECNOLOGIA Neste triénio, as empresas em setores de alta e média-alta tecnologia sedeadas nas sub-regiões do Alentejo Litoral, Alentejo Central e Terras de Trás-os-Montes concentravam mais de metade das vendas e prestações de serviços para o mercado externo, salientando-se também com valores acima da média nacional neste indicador o Alto Alentejo, o Alto Minho e as sub-regiões contíguas do Centro: Região de Aveiro, Viseu e Dão-Lafões e Beiras e Serra da Estrela [Figura III.25]. 25 Proporção de vendas e prestações de serviços para o mercado externo das sociedades dos setores de alta e média-alta tecnologia no total de vendas e prestações de serviço para o mercado externo : Volume de vendas e prestações de serviços para o mercado externo das sociedades em setores de alta e média-alta tecnologia (CAE Rev. 3, 20, 21, 254, 26, 27, 28, 29, 302, 303, 304, 309, 325, 59, 60, 61, 62, 63 e 72) / Volume de vendas e prestações de serviços para o mercado externo do total das sociedades x 100.
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