Retrato Territorial de Portugal

190 A COMPETITIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS REGIÕES PORTUGUESAS No triénio 2013-2015, as sociedades representavam cerca de 32,2% do total das unidades empresariais, gerando cerca de 95,6% do volume de negócios das empresas. A informação proveniente do Sistema de Contas Integradas das Empresas acerca da orientação para o mercado externo do volume de negócios das sociedades revela, no período 2013-2015, uma maior importância do mercado internacional nos negócios das sociedades em setores de alta e média-alta tecnologia comparativamente ao total das sociedades. Esta tendência era comum a todas as sete sub-regiões NUTS II do país. Paralelamente verificou-se que, nesse período, a quota do mercado externo das sociedades de base tecnológica tinha um peso significativo (cerca de um quinto) no volume de vendas e prestações de serviços do total das sociedades. Em particular destacaram-se as empresas das sub-regiões do Alentejo Litoral, Alentejo Central e Terras de Trás-os-Montes que concentravam mais de metade das vendas e prestações de serviço para o mercado externo.

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