Retrato Territorial de Portugal

192 A COMPETITIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS REGIÕES PORTUGUESAS A inovação empresarial nas regiões A inovação decorre da capacidade de uma empresa se adaptar a diferentes ambientes e circunstâncias com vista a responder eficazmente às necessidades e expetativas dos agentes económicos (GEE, 2016). Inquérito Comunitário à Inovação Caixa III.2 O Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey) é o principal levantamento estatístico sobre inovação nas empresas. As operações CIS têm por base o quadro conceptual previsto no Manual de Oslo e as recomendações metodológicas do Eurostat. Este inquérito realiza-se cumprindo as exigências e seguindo as orientações emanadas da regulamentação da Comissão Europeia (nomeadamente o regulamento da UE nº 995/2012) e das decisões do Parlamento e do Conselho Europeus, para a produção e desenvolvimento de estatísticas de Inovação harmonizadas entre os estados-membros. O CIS 2014 – Inquérito Comunitário à Inovação 2014, é uma operação estatística da responsabilidade da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência / CTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, seguindo as recomendações metodológicas do Eurostat, visa a recolha direta de informação sobre Inovação (de produto, de processo, de marketing e organizacional) durante o período de 2012 a 2014, em empresas localizadas no território português. No CIS 2014 são inquiridas empresas sedeadas em território português, com mais de 10 pessoas ao serviço, pertencentes às Secções B (Divisões 05 a 09); C (Divisões 10 a 33); D (Divisão 35); E (Divisões 36 a 39); F (Divisões 42 e 43); G (Divisão 46 e Grupo 471); H (Divisões 49 a 53); J (Divisões 58 a 63); K (Divisões 64 a 66); M (Divisões 69 e 71 a 75) e Q (Divisão 86), da CAE – Rev. 3. A documentação metodológica pode ser consultada em http://smi.ine.pt . Tendo por base os resultados do inquérito comunitário à inovação (CIS) [Caixa III.2], no período 2012-2014, em Portugal, cerca de 53,8% do universo de empresas inquiridas desenvolveram atividades específicas para implementar uma inovação de produto, de processo, organizacional ou de marketing [Figura III.26]. Esta proporção era superior ao valor médio europeu (49,1%). Ao nível regional, a proporção de empresas com atividades de inovação era mais elevada na região do Centro (60,2%) e na Área Metropolitana de Lisboa (57,8%), superando o valor médio nacional. Também acima da referência europeia, destacaram-se as regiões do Alentejo (53,7%), do Norte (49,7%) e a Região Autónoma dos Açores (49,4%).

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