Retrato Territorial de Portugal

196 A COMPETITIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS REGIÕES PORTUGUESAS As atividades de inovação do tecido empresarial português resultaram, no período 2012-2014, em produtos novos ou significativamente melhorados que representaram 12,1% do volume de negócios das empresas que desenvolveram inovações de produto [Figura III.29]. Ao nível regional, a proporção de volume de negócios resultante da venda de produtos foi superior à média nacional nas regiões Norte (19,2%), Região Autónoma dos Açores (14,5%), Centro (13,6%) e Alentejo (13,5%). O Algarve era a região em que a venda de produtos novos tinha menor importância no volume de negócios. A IMPORTÂNCIA RELATIVA DA VENDA DE PRODUTOS NOVOS NO VOLUME DE NEGÓCIOS DAS EMPRESAS QUE DESENVOLVERAM INOVAÇÃO DE PRODUTO ERA MAIS EXPRESSIVA NAS PEQUENAS EMPRESAS EM TODAS AS REGIÕES EXCETO NO NORTE E NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES A análise da proporção de volume de negócios resultante de vendas de produtos novos por escalão de pessoal ao serviço revela que em Portugal e em todas as regiões, exceto no Norte e na Região Autónoma dos Açores, a importância relativa da venda de produtos novos no total do volume de negócios das empresas era maior nas pequenas empresas. No Norte e na Região Autónoma dos Açores, o volume de negócios resultantes de vendas de novos produtos tinha maior significado nas grandes empresas. Proporção de volume de negócios resultantes da venda de produtos novos por escalão de pessoal ao serviço, Portugal e NUTS II, 2012-2014 Figura III.29 Fonte: ME e MCTES, DGEEC, Inquérito Comunitário à Inovação. Fig.III.30 Page 1 14,3 10,8 12,2 12,1 19,2 13,6 9,2 13,5 5,6 14,5 6,8 0 5 10 15 20 25 PORTUGAL Norte Centro A. M. Lisboa Alentejo Algarve R. A. Açores R. A. Madeira % 10-49 50-249 250 ou mais Total

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