Revista Eletrónica do INE - agosto de 2024

74 75 INEWS Nº 60 A revista do INE INEWS Nº 60 A revista do INE Inquérito Comunitário à Inovação 2022 Publicação elaborada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pelo INE que versa a inovação empresarial em empresas (com 10 ou mais pessoas ao serviço), baseando-se em dados recolhidos no Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), com referência ao período 2020-2022 e desagregação geográfica máxima ao nível de Regiões NUTS II (NUTS 2013 e 2024) de Portugal. Alterações de estrutura… Esta edição reflete as alterações realizadas no inquérito, cuja estrutura foi alvo de uma expressiva reformulação, decorrente da desagregação da maioria das questões em seis módulos, anteriormente divididas em três módulos, mantendo-se, contudo, o seu quadro conceptual e a generalidade das questões. … e novas questões Foram incluídas questões novas relacionadas com o desenvolvimento de atividades de inovação, bem como a implementação de alguma mudança fundamental no modelo de negócio. Além disso, algumas questões foram alvo de alterações, quer ao nível da sua redação, quer por aditamento ou adição de novas alíneas. Mantêm-se o enfoque na inovação de produto e de processo Comparativamente com a última edição do CIS (2018-2020), o questionário manteve a definição de inovação empresarial com enfoque nos dois tipos principais: Inovação de produto e inovação de processo. Para conhecer o enquadramento e o alcance das alterações introduzidas, sugere-se a consulta do capítulo referente à metainformação estatística (nota metodológica, conceitos e instrumentos de notação). Alguns resultados Triénio 2020-2022 44,7% das empresas tiveram algum tipo de atividades de inovação (48,0% entre 20182020 e 32,4% entre 2016-2018). 22,6% das empresas desenvolveram inovação de produto (bens e/ou serviços) e 40,4% introduziram inovação de processo. Por escalão de pessoal ao serviço, verificouse que 79,1% das empresas com 250 ou mais pessoas ao serviço eram inovadoras, sendo que nos escalões de 50-249 e de 10-49 pessoas ao serviço, as percentagens de empresas com atividades de inovação foram 57,7% e 41,5%, respetivamente. O setor que apresentou proporcionalmente mais empresas inovadoras foi o da Informação e comunicação (71,2%), seguindo-se as Atividades financeiras e de seguros (65,6%), a Energia e água (52,8%), o Comércio (48,4%) e os Outros serviços (46,6%). As regiões com maior percentagem de empresas inovadoras foram a Grande Lisboa e o Centro, com 50,0% e 45,8%, respetivamente, sendo as únicas regiões a registar proporções superiores ao total das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço. Face ao período anterior, o Continente e as regiões autónomas registaram decréscimos, tendo sido mais acentuados no Continente e na R.A. dos Açores (-3,4 p.p. e -3,2 p.p., respetivamente), e menor na R.A. da Madeira (-1,0 p.p.). 17,4% das empresas introduziram no mercado bens novos ou melhorados e 18,1% das empresas introduziram serviços novos ou melhorados, significando, face ao período anterior, uma diminuição de 0,3 p.p. nos bens novos ou melhorados e de 0,1 p.p. nos serviços novos ou melhorados. Comparando com o período de 2018-2020, representa uma diminuição de 1,2 p.p. nos bens novos ou melhorados e um aumento de 0,4 p.p. nos serviços novos ou melhorados. A realização da inovação de produto pelas empresas ficou a dever-se: às próprias empresas (15,7%); à cooperação com outras empresas ou organizações (6,8%); à adaptação de bens ou serviços desenvolvidos originalmente por outras empresas ou organizações e, por fim, deveu-se a outras empresas ou organizações (3,9%). 15,2% do volume de negócios das empresas resultou da introdução de produtos novos ou melhorados no mercado, sendo que 10,8% resultou da introdução de produtos novos para a empresa e 4,4% da introdução de produtos novos para o mercado. 29,5% das empresas introduziram inovações de processo relativos a métodos de organização do trabalho, de tomada de decisão ou de gestão de recursos humanos, 27,2% métodos de produção ou desenvolvimento de bens ou prestação de serviços, e 25,0% métodos de processamento ou comunicação de informação.

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