92 INEWS Nº 62 A revista do INE O Volume de negócios • O volume de negócios das empresas culturais e criativas aumentou 21,5% face a 8,1 mil milhões de euros em 2022 (mais 1,4 mil milhões em relação ao ano anterior). As agências de publicidade, comércio a retalho de jornais, revistas e artigos de papelaria em estabelecimentos especializados, outra impressão, atividades de televisão e as atividades de arquitetura representaram, em conjunto, mais de metade (53,1%) do volume de negócios do setor. Os Visitantes nos museus • Foram considerados para fins estatísticos 426 museus, que receberam 18,1 milhões de visitantes, o que representa um aumento de 2,3 milhões de visitantes (+14,7%) relativamente a 2022. O número de visitantes estrangeiros atingiu 8,6 milhões (mais 976,1 mil do que no ano anterior), representando 47,8% do total de visitantes nos museus. Os visitantes inseridos em grupos escolares totalizaram 1,6 milhões, mais 381,7 mil (+32,0%) do que em 2022. As exposições • Nas galerias de arte e outros espaços de exposições temporárias (975) realizaramse, em 2023, 6 417 exposições temporárias (mais 3,9% do que em 2022), nas quais 52 928 autores (+0,4%) expuseram um total de 256 475 obras (+8,7%). Os espetáculos ao vivo e bilhetes vendidos • Realizaram-se 42 792 sessões de espetáculos ao vivo (41 388 em 2022), a que assistiram 17,1 milhões de espectadores (14,9 milhões em 2022), e foram vendidos 7,3 milhões de bilhetes (mais 9,6% do que em 2022), que geraram 189,2 milhões de euros de receitas de bilheteira (147,3 milhões em 2022). Os gastos dos municípios • As despesas das Câmaras Municipais com atividades culturais e criativas ascenderam a 684,8 milhões de euros, mais 102,8 milhões de euros (+17,7%) do que no ano anterior. O número de alunos e diplomados (ano letivo 2022/2023) • Estavam inscritos 48 244 alunos do ensino superior em áreas de educação e formação consideradas culturais (mais 2,9% do que no ano letivo anterior). No mesmo ano letivo, o número de diplomados na área cultural (10 568) registou um acréscimo de 9,2% relativamente ao ano letivo anterior. Diminuíram… O Índice de Preços no Consumidor • O Índice de Preços no Consumidor (IPC) de bens e serviços culturais registou uma diminuição de 0,6% em relação ao ano anterior. Esta evolução resultou da redução dos preços dos equipamentos para receção, registo e reprodução de som e imagem (-8,0%), que superou o aumento dos preços dos serviços culturais (+6,2%). Os livros editados impressos • Os livros editados impressos registaram um decréscimo de 4,3% (em 2022 tinham registado um aumento de 4,5%), resultante da diminuição das reedições em 17,0% e das primeiras edições em 1,9%. Os livros editados impressos em 2023 foram maioritariamente de literatura (62,3%), seguindo-se os manuais de ensino (4,7%) e as obras de referência (3,7%). Os gastos das famílias (2022/2023 face a 2015/2016) • 3,3% do orçamento das famílias foi gasto em lazer, recreação, desporto e cultura. A despesa total anual média efetuada pelos agregados foi de 23 900 euros, dos quais 795 euros (3,3% do total) foram gastos em lazer, recreação, desporto e cultura. Estes resultados traduzem uma redução de 5,9% relativamente a 2015/2016, ano em que a despesa em lazer, recreação, desporto e cultura foi de 845 euros (5,3% do total). • Por grupo de despesa, destacaram-se os serviços recreativos (279 euros), os jornais, livros e artigos de papelaria (89 euros) e os serviços culturais (27 euros), que, no conjunto, representaram metade (49,7%) no total das despesas em lazer, recreação, desporto e cultura.
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