Page 2 - Revista Eletr

Basic HTML Version

Temos o prazer de lhe apresentar a
newsletter
do Instituto
Nacional de Estatística (INE).
INEWS surge da junção de INE com NEWS, tendo sido
anteriormente usado para a nossa
newsletter
em papel, pelo
que se opta pela sua continuidade, agora aplicado a um suporte
electrónico e com um design totalmente novo.
Dar a conhecer o INE, o que fazemos, como e quando fazemos é
o nosso objectivo.
Pretendemos promover o contacto do Instituto com os seus
públicos, estabelecer uma relação de maior proximidade,
promover a literacia estatística, estimular a vontade de saber
mais sobre o INE e sobre a informação que produz.
As estatísticas têm na vida moderna uma enorme importância e no
INE trabalha-se para dotar Portugal de informação fiável, atempada
e de qualidade. A maioria das pessoas já ouviu falar da inflação, do
PIB, ou de tantos outros dados que regularmente surgem nas
notícias, fruto do trabalho dos profissionais ao serviço desta Casa. E
também é verdade que todos nós somos chamados a relacionar-nos
com o INE, nem que seja de dez em dez anos, quando respondemos
aos Censos. Importa, pois, abrir a nossa instituição aos cidadãos,
para que possam conhecer melhor a actividade que está “por detrás
dos números”.
A partir de agora, de uma forma simples e em quatro edições por
ano, esta
newsletter
informará das actividades em curso, bem
como dos produtos e serviços que o INE coloca ao serviço de todos
os seus utilizadores.
Leia-nos. Acompanhe o que fazemos.
1
A Carta da Qualidade do INE acaba de ser actualizada. A revisão
decorre das alterações legislativas verificadas a nível nacional e
europeu, das exigências crescentes da Sociedade no que se
refere às estatísticas oficiais e das inovações ocorridas ao nível
das tecnologias de informação e comunicação, tanto no que se
refere à recolha da informação de base, junto de cidadãos,
empresas e outras entidades, como no que diz respeito aos
meios disponíveis para a difusão das estatísticas oficiais.
agora reeditada formaliza o compromisso
público que o INE assume em relação à qualidade das estatísticas
oficiais que produz e difunde e dos serviços que presta,
expl icitando-o tanto em relação aos prestadores de
informação/respondentes como aos clientes/utilizadores de
informação estatística.
Na versão de 2009, a Carta da Qualidade do INE não pode deixar de
internalizar as disposições estabelecidas pela nova lei do Sistema
Estatístico Nacional
, bem
como
os princípios definidos no
para as
1
O INE estabeleceu a sua primeira Carta de Qualidade em 1996
Editor: Instituto Nacional de Estatística, I.P.
Av. António José de Almeida, 1000-043 Lisboa - Portugal
Telefone: 218 426 100
© INE, Lisboa Portugal, 2009
INE Nº1
WS
Setembro’ 09
©
INE, Lisboa Portugal, 2009