SINTESE INE@COVID-19, 4-Jan-2021
4 04 . janeiro . 2021 SÍNT S IN @ COVID-19 Serviço de Comunicação e Imagem | tel: +351 21 842 61 10 | sci@ine.pt www.ine.pt pág. 3/12 Em 2020: • O DMC foi de 167,9 milhões de toneladas (-1,6% que em 2019 e -17,3% que em 2010); • Dado que o decréscimo real do Produto Interno Bruto (PIB) foi mais intenso (-8,4%) do que o decréscimo do DMC, registou-se uma redução de 7,0% da produtividade associada à utilização de materiais (PIB/DMC); • A redução pouco expressiva do DMC esteve associada ao aumento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da construção (3,0% em volume), atividade fortemente consumidora de materiais, enquanto a generalidade das atividades económicas foi fortemente afetada pelos impactos da pandemia COVID-19; • A extração interna de materiais aumentou 1,0%, sendo responsável por 88,9% do DMC; • Os minerais não metálicos foram os materiais mais relevantes, representando 65,8% do DMC; • A biomassa, os materiais energéticos fósseis e os minérios metálicos representaram 19,8%, 7,0% e 5,8%, respetivamente. Entre 2019 e 2020, com exceção dos minerais não metálicos (+3,7%), as restantes categorias de materiais registaram decréscimos: • Materiais energéticos fósseis (-25,7%); • Minérios metálicos (-12,3%); • Biomassa (-3,8%). Mais informação: Conta de Fluxos de Materiais 1995-2020 (20 de dezembro) Outubro registou a maior aproximação ao número de passageiros movimentados em pré-pandemia Em outubro de 2021, nos aeroportos nacionais: • Aterraram 15,8 mil aeronaves de voos comerciais; • O movimento de passageiros foi de 4 milhões, no conjunto de embarques, desembarques e trânsitos diretos; • O movimento de carga e correio totalizou 18,1 mil toneladas. Movimento nos aeroportos nacionais, outubro de 2021 (Variações homólogas, %) Aeronaves aterradas 200,0 150,0 100,0 50,0 0,0 -50,0 63,2 180,6 -21,4 -27,2 27,5 -8,4 Variação face a out-2020 Variação face a out-2019 Movimento de passageiros Movimento de carga e correio
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjM5MTA=