O INE tem uma Política de Difusão claramente orientada para servir os utilizadores, atribuindo um elevado valor à satisfação das suas necessidades e expectativas. O acesso amplo e fácil à informação do INE é uma prioridade, assim como a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado. A transparência que deve estar subjacente ao processo de produção e difusão das estatísticas oficiais tem também por base uma Política de Revisões.
Difusão de Informação
O INE disponibiliza diversos meios e serviços de acesso à informação:
- Internet
Neste Portal, é possível:
- Consultar e importar gratuitamente um conjunto muito vasto de informação;
- Aceder a outros serviços, como a subscrição de conteúdos e o envio de pedidos de informação não disponível on line;
- Consultar a área das Publicações, que permite o acesso a todas as edições do INE e dos organismos que o antecederam.
- Biblioteca INE
- Consultar o Catálogo Bibliográfico que reúne as edições de âmbito estatístico de entidades nacionais e internacionais.
- Nas diferentes bibliotecas do INE - Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro - é possível aceder à coleção da biblioteca, assim como à biblioteca digital da OCDE e consultar os sites de estatísticas oficiais internacionais.
- Rede de Informação do INE para o Ensino Superior
O INE presta um serviço gratuito a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) com o propósito de facilitar e incrementar o acesso à informação estatística oficial e a sua utilização, que tem as seguintes vertentes:
- oferta das publicações do INE (em papel);
- formação sobre a utilização do Portal do INE e do Portal do Eurostat destinadas a docentes, discentes, investigadores e ainda técnicos de atendimento dos serviços de documentação/bibliotecas das IES.
Para beneficiarem destes serviços, as IES apenas devem solicitá-los aos INE; ou seja, não é necessário formalizar este tipo de colaboração.
- Rede de Bibliotecas Escolares
No âmbito de um protocolo estabelecido com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), “visando promover o conhecimento e a utilização de informação estatística do INE nas escolas”, o INE:
- Disponibiliza anualmente à RBE mais de um milhar de exemplares do Anuário Estatístico de Portugal destinados a Bibliotecas que integram esta Rede;
- Realiza regularmente, na sequência de pedidos recolhidos pela RBE, sessões de curta duração para docentes do ensino básico e secundário que são uma primeira abordagem às questões da literacia estatística, focadas na utilização do Portal do INE e do sítio do Projeto ALEA – Ação Local de Estatística Aplicada na internet.
Existe ainda um modelo de formação acreditada, com a designação “A informação estatística oficial em contexto de aprendizagem”, que foi posto à disposição dos Centros de Formação para Professores destes níveis de ensino que quiserem integrá-lo na sua oferta formativa.