Início :: Projeto :: Ações do Projeto Sistema Estatístico Nacional Sobre Igualdade Género






Revisão Base dados do Género

REVISÃO DA BASE DE DADOS DE GÉNERO

O Instituto Nacional de Estatística apresenta no seu Portal o Dossiê de Género, composto por indicadores desagregados por sexo em dez domínios. De modo a disponibilizar um retrato mais compreensivo da situação das mulheres e dos homens em Portugal sob os pontos de vista económico, social e político, nomeadamente para apoio à implementação de políticas públicas, considera-se necessário preencher algumas lacunas identificadas.

Entre os dez domínios que atualmente compõem o Dossiê de Género, foram identificados dois em que a informação estatística oficial é insuficiente ou inexistente:

-Indicadores associados à baixa taxa de fecundidade em Portugal, que tem vindo a diminuir nas últimas três décadas, atingindo níveis abaixo das médias da União Europeia e da OCDE.

-Indicadores relativos ao uso do tempo por mulheres e homens, à sua distribuição, nomeadamente, por trabalho pago e não pago, por deslocações e por lazer.

O processo de revisão da Base de Dados de Género terá por referência bases de dados similares disponibilizadas por outros Institutos de Estatística e organizações internacionais, bem como estudos, relatórios e recomendações internacionais.

Para mais detalhes sobre os objetivos e resultados esperados da ação, consultar aqui.



Igualdade de Género

INQUÉRITO À FECUNDIDADE

A taxa de fecundidade tem diminuído nos Estados-Membros da União Europeia e da OCDE, mas em Portugal essa tendência demográfica assume particular expressão, com uma taxa de fecundidade abaixo da média observada para o conjunto daqueles países, colocando Portugal entre os países onde se observam taxas de fecundidade mais baixas.

Assim, é de crucial importância analisar em detalhe as principais razões subjacentes a esse comportamento demográfico: o que influencia e qual o papel das escolhas de mulheres e homens em ter ou não ter um filho e quais as condições necessárias para que aqueles que o pretendam possam concretizar esse propósito.

O enfoque é colocado nas desvantagens específicas que as mulheres enfrentam nas esferas pública e privada que podem limitar as suas escolhas: dificuldades no equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar, discriminação no trabalho, divisão do trabalho doméstico no seio da família, licenças parentais, mobilidade, planeamento urbano, entre outras.

Para mais detalhes sobre os objetivos e resultados esperados da ação, consultar aqui.




Igualdade de Género

METODOLOGIA PARA RECOLHA DE DADOS DE USO DO TEMPO

As desigualdades na distribuição do tempo assumem grande importância do ponto de vista das políticas públicas.

O Inquérito ao Uso do Tempo é considerado uma importante fonte de dados para medição da distribuição do tempo, em particular numa perspetiva de igualdade de género, incluindo tempo de trabalho pago e não pago, trabalho voluntário, novas formas de trabalho, participação nas tarefas domésticas diárias, cuidados a descendentes e ascendentes, tempo gasto em deslocações, uso de transportes, tempo de lazer e cultura, equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar, uso de tecnologias, solidão e isolamento, bem como elementos relativos à qualidade de vida, incluindo a sua perceção subjetiva.

O Inquérito ao Uso do Tempo é um instrumento com múltiplos propósitos, assumindo, portanto, grande alcance analítico.

Atendendo à crescente necessidade deste tipo de dados, ao facto de o INE não realizar um inquérito desta natureza desde 1999 e à necessidade de se utilizar novas ferramentas e tecnologias inovadoras numa próxima ronda deste inquérito, o INE irá trabalhar, nesta ação, em estreita cooperação com o Instituto de Estatística da Noruega, beneficiando da sua experiência na recolha de dados aplicando ferramentas inovadoras.

O trabalho de cooperação a realizar entre as duas instituições consiste na análise de novos desenvolvimentos tecnológicos, ferramentas inovadoras e/ou utilização de novas fontes de dados para apoio à futura recolha de dados sobre o uso do tempo.

Para mais detalhes sobre os objetivos e resultados esperados da ação, consultar aqui.