Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
COVID-19 - Comunicado nº3

No contexto da atual situação de saúde pública e na sequência dos diplomas ministeriais relacionados, o INE informa que grande parte dos seus trabalhadores continuam a trabalhar a partir de casa temporariamente, e que nestas condições, prosseguem todos os esforços para dar cumprimento à sua Missão de produzir e divulgar estatísticas oficias de qualidade. Manter a sociedade informada cumprindo o seu Plano de Atividades inicialmente proposto e acrescentando estatísticas e produtos relacionados adequados à conjuntura atual tem sido o seu principal desafio.
Os inquéritos do INE mantêm-se predominantemente por via telefónica ou via internet. Para algumas operações e para os casos em que não é possível a recolha por esta via, retomou-se a entrevista presencial obedecendo a protocolo de segurança estabelecido pela DGS especificamente para este efeito. É o caso do Recenseamento Agrícola em curso até setembro/outubro de 2020.
Os contatos de atendimentos aos utilizadores de informação estatística e a inquiridos estão a fazer-se predominantemente de forma não presencial, nos canais habituais, via internet ou telefone.
Quando necessário o atendimento ou o acolhimento de pessoas externas aos serviços nas instalações do INE é efetuado segundo agendamento prévio e seguindo as regras estabelecidas de segurança e saúde do plano de ação do INE no contexto da Pandemia COVID-19.
O INE tentará manter o calendário de produção e divulgação publicado no Portal das Estatísticas Oficiais, dentro dos condicionalismos atuais, embora continue a assinalar que pode ocorrer alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária, para a qual o INE solicita e agradece a compreensão dos cidadãos e comunicação social. Qualquer alteração será assinalada no calendário de divulgação.
INE
21.07.2020


COVID-19 - Comunicado nº2

Considerando a evolução recente da COVID-19, o INE informa que a quase totalidade dos seus trabalhadores se encontra a trabalhar a partir de casa temporariamente e que, no cumprimento da sua Missão, enquanto principal autoridade estatística nacional produtora de estatísticas oficiais, tentará manter a sua atividade regular.
Os contactos de atendimentos aos utilizadores de informação estatística e a inquiridos estão a fazer-se de forma não presencial, nos canais habituais, via internet ou telefone, mantendo-se toda a atenção e profissionalismo, dentro dos condicionalismos atuais.
Os inquéritos do INE mantêm-se apenas por via telefónica ou via internet, para os quais apelamos à boa colaboração dos inquiridos, cidadãos e empresas.
Apesar das circunstâncias, tentaremos manter o calendário de produção e divulgação publicado no Portal das Estatísticas Oficiais, embora seja natural alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária, para a qual o INE solicita desde já a compreensão dos cidadãos e comunicação social.
Qualquer alteração será assinalada no calendário de divulgação.
INE
20.03.2020



COVID-19 - Comunicado nº1

No cumprimento da sua Missão, enquanto principal autoridade estatística nacional produtora de estatísticas oficiais, o INE efetua inquéritos a famílias, empresas e a outras entidades.
Nas atuais circunstâncias, o INE decidiu suspender até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data, as entrevistas presenciais, i.e, que envolvem contatos diretos com os cidadãos, devido ao risco para ambos, entrevistadores e respondentes.
Manterá a inquirição por via telefónica ou via internet, para os quais apela à boa colaboração dos inquiridos.
Internamente o INE está a reorganizar-se no sentido de procurar assegurar a produção estatística oficial. Relativamente ao calendário de divulgação estatística, publicado no Portal das Estatísticas Oficiais, é possível que venham a observar-se alterações para as quais o INE solicita desde já a compreensão dos cidadãos e comunicação social.
INE
13.03.2020