No cumprimento da
Missão do INE, a qualidade é um aspeto central de toda a sua atividade, garantida através da aplicação de metodologias estatísticas sólidas, procedimentos adequados e seguindo as melhores práticas internacionais. Segue na prossecução da sua atividade técnicas inovadoras e padrões profissionais de imparcialidade, integridade, independência e confidencialidade.
O enquadramento jurídico do INE a níveis nacional e europeu, apoia um quadro de qualidade robusto, suportado pelo
Código de Conduta para as Estatísticas Europeiase por um conjunto de políticas e procedimentos que permitem garantir o cumprimento dos requisitos da qualidade da produção e difusão de estatísticas oficiais. O INE segue e adere a este Código enquanto autoridade estatística do Sistema Estatístico Europeu e também no contexto do Sistema Estatístico Nacional.
O
Sistema de Gestão da Qualidade do INE utiliza o referencial ISO 9001 e é, em conjunto com o
Sistema de Gestão de Segurança da Informação (que utiliza o referencial ISO 27001), parte integrante do
Sistema de Gestão Integrado do INE (SGI). O objetivo do SGI é garantir que os produtos e serviços fornecidos pelo INE cumprem os requisitos das partes interessadas de forma satisfatória, tendo em permanente consideração a qualidade, a segurança de toda a informação, assim como a melhoria contínua dos processos.
O
Sistema de Gestão da Qualidade compreende várias ferramentas, documentos e atividades que abrangem a documentação dos processos, a avaliação do desempenho e a relação com os utilizadores do sistema. As principais ferramentas e documentos que enquadram e sustentam o Sistema de Gestão da Qualidade do INE são: