Official Portal - Statistics Portugal
Maria João Gaspar Tavares Zilhão
Formação académica: Mestre em Estatística e Gestão da Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (1996). Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1990).
 
Nota Curricular:
1-Dados Pessoais
Nome: Maria João Gaspar Tavares Zilhão
Ano de Nascimento: 1966
2-Formação Académica
Mestre em Estatística e Gestão da Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (1996).
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1990).
3-Atividade Profissional
Outubro 2010/Janeiro 2018 — Diretora do Serviço de Planeamento, Controlo e Qualidade (SPCQ). Para além da organização e coordenação das atividades de carácter corrente do Serviço para as funções Planeamento e Gestão da Qualidade, destacam-se as seguintes: Presidência do Grupo Técnico para a preparação das Linhas Gerais da Atividade Estatística Oficial 2018–2022, para o Sistema Estatístico Nacional, no âmbito dos trabalhos da Secção Permanente de Coordenação Estatística do Conselho Superior de Estatística, em representação do INE [2017]. Participação no Resources Directors Group do Eurostat, desde 2015. Participação na Task Force que desenvolveu, ao nível do Sistema Estatístico Europeu, a proposta “Quality in the ESS Vision 2020”, no âmbito do Grupo de trabalho do Eurostat – “Quality in Statistics”. Coordenação nacional do Processo do “Peer Review”, dirigido ao INE e às Entidades com Delegação de Competências, sobre o nível de implementação do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias (CdC) [2014/2015]. Participação na Task Force do Eurostat para a revisão do (CdC) [2011] e para a implementação do Processo e metodologia do “Peer Review”, destacando-se a participação na coordenação e conceção do “ESS Quality Assurance Framework” (edições 1.1 [2012] e 1.2. [2015]). Presidência do Grupo Técnico para a preparação das Linhas Gerais da Atividade Estatística Oficial 2013–2017, para o Sistema Estatístico Nacional, no âmbito dos trabalhos da Secção Permanente de Coordenação Estatística do Conselho Superior de Estatística, em representação do INE [2012].
Outubro de 2007/Setembro 2010 — Chefe do Serviço de Planeamento, Controlo e Qualidade do INE, (dependente do Conselho Diretivo). Responsável, para além das competências da unidade orgânica, pelos trabalhos de preparação e monitorização do SIADAP 1 (Quadro de Avaliação e Responsabilização do INE) e pela dinamização da implementação do CdC. No seio do Sistema Estatístico Europeu: membro do “Sponsorship on Quality” para o desenvolvimento de uma abordagem comum na gestão da qualidade e de vários Grupos de Trabalho e “Task Forces” na área de “Qualidade em estatística”, designadamente no “Quality in Statistics”; membro do GT “Programação e Coordenação” do Eurostat, que promove a discussão dos Programas Estatísticos da Comissão Europeia (anuais e quinquenais). Responsável pela organização Auditoria Europeia ao cumprimento do CdC pelo INE, em 2008.
Dezembro 2006/Setembro 2007 — Responsável (equivalente a Chefe de Serviço) pela Unidade de Planeamento e Controlo do INE, dependente da Direção. Encarregada da elaboração dos Planos e Relatórios de Atividades Anuais do INE e das Outras Entidades Intervenientes na Produção Estatística Nacional, assim como dos respetivos indicadores de acompanhamento (de periodicidade mensal e trimestral). Membro na Secção Permanente do Conselho Superior de Estatística no âmbito do Planeamento do Sistema Estatístico Nacional. Coordenou a conceção das “Linhas Gerais da Atividade Estatística Nacional 2008-2012”.
Setembro 2004/Setembro 2007 — Responsável (equivalente a Chefe de Serviço) pela Unidade de Gestão da Qualidade do INE (substituta do Serviço de Gestão da Qualidade entretanto extinto), dependente do Presidente. Membro da “Task Force” de implementação do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias e do projeto europeu: “DatQam — Handbook on Data Quality Assessment Methods and Tools”, publicado em 2007.
Julho 1999/Agosto 2004 — Primeiro Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade do INE então criado no âmbito do Departamento de Planeamento, Coordenação e Cooperação Internacional. Responsável pela coordenação de todas as atividades relacionadas com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade do INE, designadamente a Conceção do Sistema Documental, a Realização de Inquéritos de Satisfação, a Produção do Painel de Indicadores da Qualidade, a Gestão de Sugestões/Reclamações e a realização de Auditorias Internas da Qualidade. Ao nível do Sistema Estatístico Europeu: membro do “Leadership ExpertGroup on Quality” e da equipa do projeto “Handbook on Process Variables” [Publicado em 2003] e chefe do projeto “State of the art on the auditing Activity” [Publicado em 2003].
Fevereiro 1996/Junho 1999 — técnica superior de Estatística no Gabinete de Planeamento e Controlo da Qualidade do INE. Participação na elaboração dos Planos de Atividades do INE e de outras Entidades intervenientes na Produção Estatística Nacional de carácter anual e nos primeiros trabalhos de conceção do Sistema de Gestão da Qualidade do INE — 1.ª edição do Manual de Procedimentos da Produção Estatística, Manual da Qualidade e Carta da Qualidade. Responsável pela organização do processo de Candidatura do INE ao Prémio da Qualidade em Serviços Públicos, atribuído (ao INE) em 1998, bem como por Ações de Sensibilização para a Qualidade para todos os trabalhadores do INE.
Outubro 1990/Janeiro 1996 — técnica superior de Estatística do Serviço de Estatísticas Económicas Agrícolas do Departamento de Estatísticas da Agricultura e Pescas do INE. Responsável pela conceção e produção corrente de Índices de Preços no Produtor, segundo metodologia harmonizada a nível europeu e pela à produção de indicadores macroeconómicos do sector agrícola no âmbito das Contas Económicas da Agricultura. Participou em várias publicações estatísticas do sector agrícola.
2001/… — Formadora na área da Gestão da Qualidade, designadamente, no âmbito do Sistema Estatístico Europeu, do “European Statistics Training Programme”.
Ao longo da carreira profissional — Apresentação de comunicações em Conferências e Seminários Internacionais, nos quais se destacam a Conferência Europeia de Qualidade em Estatística (membro do Comité de Programação de oito edições) e as 56.ª e 57.ª Sessões do International Statistical Institute (ISI), respetivamente em 2007 (Lisboa) e em 2009 (Durban, RAS).
Participou em Ações de Cooperação para o Desenvolvimento, na área da Gestão da Qualidade em Estatística, com vários países em representação do INE.