Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Índice de Bem-estar para Portugal recupera o crescimento em 2013
Índice de Bem Estar
Índice de Bem-estar para Portugal recupera o crescimento em 2013 - 2014
04 de novembro de 2015

Resumo

O INE apresenta os principais resultados do estudo “Índice de Bem-estar para Portugal” que elaborou pelo terceiro ano consecutivo. Este estudo baseia-se em metodologia definida por um conjunto de organizações internacionais, nomeadamente a OCDE e o Eurostat, aplicada por vários Institutos de Estatística.
O índice agora divulgado abrange o período de 2004 a 2014, correspondendo este último ano a resultados preliminares e continuará a ser objeto de atualização e divulgação anual.
Em 2013 o Índice de Bem-estar recuperou da redução verificada em 2012 estimando-se a continuação deste crescimento em 2014.
Dos 10 domínios que integram o IBE, a Educação, o Ambiente e a Saúde são as componentes do bem-estar com evolução mais favorável no período analisado.
Inversamente, os domínios Trabalho e remuneração e Vulnerabilidade económica são aqueles cuja evolução foi mais desfavorável.
Os dois índices sintéticos, Condições materiais de vida e Qualidade de vida, evoluíram em sentidos opostos, com o primeiro a evidenciar uma tendência decrescente, que se atenuou a partir de 2012, e o segundo a apresentar uma tendência crescente, ligeiramente atenuada após 2011.


Destaque
Download do documento PDF (479 Kb)
Quadros
Excel Excel (134 Kb)
ZIP CSV (13 Kb)