Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Seca afeta a produção de cereais de outono/inverno e a alimentação dos efetivos pecuários
Previsões Agrícolas
Seca afeta a produção de cereais de outono/inverno e a alimentação dos efetivos pecuários - Julho de 2017
18 de agosto de 2017

Resumo

As previsões agrícolas, em 31 de julho, apontam para uma diminuição generalizada na produção de cereais de outono/inverno (globalmente cerca de -20%, face a 2016), consequência das condições adversas (temperaturas muito elevadas e baixos teores de humidade do solo) em que decorreu grande parte do ciclo cultural.
No tomate para a indústria as perspetivas são de uma boa campanha, prevendo-se um aumento da produtividade, que deverá rondar as 94 toneladas por hectare (+15% face a 2016). Também na batata de regadio esperam-se aumentos no rendimento unitário (+10% face à campanha anterior). Quanto ao arroz e ao girassol, a expectativa é de manutenção das produtividades alcançadas em 2016.
Os pomares apresentam, de um modo geral, avanços significativos no ciclo vegetativo, perspetivando-se aumentos de 20% na produtividade da maçã, pera e pêssego, face à má campanha de 2016. As vinhas também apresentam um avanço de duas semanas e, apesar de algumas manifestarem sintomas de stress hídrico, prevê-se um aumento no rendimento unitário de 10% face à vindima anterior.


Destaque
Download do documento PDF (301 Kb)
Quadros
Excel Excel (66 Kb)
ZIP CSV (2 Kb)