Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Negociação de quotas pesqueiras com Espanha permitiram a Portugal duplicar as possibilidades de pesca do espadarte
Estatísticas da Pesca
Negociação de quotas pesqueiras com Espanha permitiram a Portugal duplicar as possibilidades de pesca do espadarte - 2019
29 de maio de 2020

Resumo

O espadarte é uma espécie migratória capturada pela frota pesqueira nacional, cujas capturas quase duplicaram ao longo da última década, atingindo 3 362 toneladas em 2019. A receita proveniente da venda em lota, das capturas descarregadas em portos nacionais, seguiu a mesma tendência e mais que duplicou, passando de 2,2 milhões de euros em 2009 para 5,4 milhões de euros em 2019. No entanto, o espadarte capturado destina-se maioritariamente ao mercado externo, com a maior parte das capturas a serem descarregadas em portos não nacionais (desde 2014 que, em média, só 1/5 das capturas é descarregada em portos nacionais). O saldo da balança comercial do espadarte é positivo, tendo crescido ao longo da última década a um ritmo médio anual de 8,2%, atingindo 32 milhões de euros em 2019.
O aumento de capturas pela frota portuguesa está associado às negociações de troca de quotas com Espanha. A transferência de quota de Espanha, que em 2009 representava 4,2% (correspondente a 78 toneladas) da quota atribuída a Portugal, atingiu em 2019 um recorde (1 360 toneladas), o que permitiu duplicar as possibilidades de pesca da frota nacional.

Consulte a Publicação e a Infografia

 


Destaque
Download do documento PDF (552 Kb)