Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Índice de Volume de Negócios na Indústria registou queda de 33,1% em abril após a redução de 9,0% em março
Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria
Índice de Volume de Negócios na Indústria registou queda de 33,1% em abril após a redução de 9,0% em março - Abril de 2020
08 de junho de 2020

Resumo

O Índice de Volume de Negócios na Indústria registou uma variação homóloga nominal de -33,1% em abril (-9,0% no mês anterior). A redução do volume de negócios foi particularmente pronunciada no agrupamento de bens de investimento, que registou uma variação de -64,7% após -26,0% em março. Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo diminuíram 26,4% e 42,5% (reduções de 5,6% e 13,5% em março), respetivamente.
O emprego e as remunerações diminuíram 2,8% e 6,1%, respetivamente (variações de -1,1% e +3,2% em março, pela mesma ordem). Nas horas trabalhadas a redução foi mais intensa atingindo 23,9% (variação de -4,9% em março).
 
Apesar das circunstâncias determinadas pela pandemia COVID-19, o INE irá procurar manter o calendário de produção e divulgação, embora seja natural alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária. Por esse motivo apelamos à melhor colaboração das empresas, das famílias e das entidades públicas na resposta às solicitações do INE, utilizando a Internet e o telefone como canais alternativos aos contatos presenciais. A qualidade das estatísticas oficiais, particularmente a sua capacidade para identificar os impactos da pandemia COVID-19, depende crucialmente dessa colaboração que o INE antecipadamente agradece.


Destaque
Download do documento PDF (381 Kb)
Quadros
Excel Excel (215 Kb)
ZIP CSV (56 Kb)