Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

COVID19: uma visão estatística integrando território e demografia - Dados até 7 de abril
Indicadores de contexto para a pandemia COVID-19 em Portugal
COVID19: uma visão estatística integrando território e demografia - Dados até 7 de abril
09 de abril de 2020

Resumo

A atual crise pandémica COVID-19 tem suscitado uma atenção sem paralelo aos mais variados níveis, comunicação social, comunidades académicas, cidadãos em geral e naturalmente autoridades de políticas públicas. Uma informação que tem assumido uma natureza fundamental neste contexto no nosso país é a que tem vindo a ser divulgada, em condições nunca anteriormente vividas, pela Direção-Geral de Saúde. O INE saúda este serviço público.
Integrando essa informação com a que o INE dispõe sobre dinâmicas demográficas, o INE procura neste destaque apresentar uma perspetiva sobre o fenómeno privilegiando a sua análise espacial.
Apesar da progressiva disseminação pelo território nacional da pandemia que se tem vindo a assistir, o seu impacto tem sido particularmente intenso em temos relativos (tendo em conta indicadores de dimensão e densidade demográfica por km2) em municípios da Área Metropolitana do Porto. Adicionalmente, evidencia-se:
• O número de óbitos em março de 2020 foi superior ao registado no mesmo período em 2019 mas inferior ao de 2018. Neste contexto, destacam-se 27 municípios que registaram valores superiores a 150 óbitos por cada 100 óbitos face ao período homólogo de referência (média do número de óbitos no mês de março de 2018 e 2019).
• A 7 de abril de 2020, em Portugal, por cada 10 mil habitantes existiam 12,8 casos confirmados de COVID-19. O número de casos confirmados com a doença COVID-19 por 10 mil habitantes foi acima do valor nacional em 34 municípios e deste conjunto, 23 pertenciam à região Norte.
• A leitura da relação entre o número de casos confirmados por 10 mil habitantes e a proporção de população residente com 65 e mais anos destaca um conjunto de 13 municípios com valores acima da média nacional em ambos os indicadores.


Destaque
Download do documento PDF (2188 Kb)
Quadros
Excel Excel (3247 Kb)