Em 2021, 96,6% das empresas e 44,5% das pessoas ao serviço utilizam computador com ligação à Internet para fins profissionais. No mesmo ano, 62,0% das empresas referem ter website próprio ou do grupo económico a que pertencem (+0,5 p.p. que em 2020). A maioria disponibiliza a descrição dos produtos, listas de preços e ligações ou referências a perfis de redes sociais da empresa (80,9% e 57,0% das empresas com website, respetivamente). Em 2021, 59,4% das empresas utilizam meios de comunicação digital (social media) e a quase totalidade destas empresas utiliza as redes sociais (97,9%).
As vendas de bens e serviços através do comércio eletrónico representaram 17,0% do total do volume de negócios em 2020, menos 2,8 p.p. que no ano anterior. Este resultado foi influenciado pelas reduções observadas nos serviços de alojamento e de transporte e pela redução de transações entre empresas, refletindo a contração da atividade económica em consequência da pandemia.
Cerca de 34,7% das empresas compram serviços de computação em nuvem para utilizar na Internet (+5,7 p.p. face a 2020), destacando-se a compra do serviço de correio eletrónico e armazenamento de ficheiros (88,7% e 70,5%, respetivamente).
Quase 1/4 das empresas (23,4%) utiliza dispositivos ou sistemas interconectados que podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da Internet das coisas (IoT), registando-se um aumento de 10,4 p.p. face a 2020.
Perto de 1/5 das empresas (17,3%) recorre a tecnologias de Inteligência Artificial (IA), sendo as mais utilizadas as que analisam linguagem escrita, identificam objetos ou pessoas através de imagens e que automatizam diferentes fluxos de trabalho ou auxiliam na tomada de decisão.
Em 2020, no contexto da pandemia COVID-19, 21,3% das empresas iniciaram ou aumentaram os esforços para vender bens ou serviços através da Internet e 24,0% aumentaram o investimento nas TIC.