No 4º trimestre de 2022, os aeroportos nacionais movimentaram 13,9 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 41,9% face ao mesmo período de 2021. Comparando com o 4ºT 2019, registou-se um crescimento de 3,7%.
No mesmo trimestre de 2022, foram transportados 45,9 milhões de passageiros por comboio e 62,1 milhões por metropolitano (+15,5% e +27,6%, pela mesma ordem, face ao 4ºT 2021). Face a idêntico período de 2019, registaram-se decréscimos de 6,3% e 17,1%, respetivamente.
No 4º trimestre de 2022, o transporte de passageiros por via fluvial aumentou 20,1% relativamente ao 4ºT 2021, atingindo 4,5 milhões de passageiros e diminuindo 15,0% face ao 4ºT 2019.
Relativamente ao transporte de mercadorias: por via aérea verificou-se uma diminuição de 0,9% face ao 4ºT 2021 (-3,8% comparando com o 4ºT 2019); na ferrovia, registou-se uma diminuição de 3,1% (+0,8% face a idêntico período de 2019); por via marítima, registou-se um decréscimo de 3,6% (-7,0% relativamente ao 4ºT 2019); e o transporte rodoviário aumentou 0,4% (-11,5% face ao 4ºT 2019).
Os resultados preliminares de 2022 revelam um crescimento no transporte de passageiros por via aérea (+121,7%; +39,2% em 2021), por comboio (+42,1%; +18,1% em 2021), por metropolitano (+58,5%; -2,4% em 2021) e por vias fluviais (+42,5%; +2,0% em 2021). Face a 2019, registaram-se variações de -5,6%, -2,1%, -19,3% e -16,8%, respetivamente.
Relativamente ao transporte de mercadorias, os resultados preliminares de 2022 indicam um aumento do transporte por via aérea (+16,9%, após +29,7% em 2021) e por via marítima (+2,3%, +4,7% no ano anterior). Face a 2019, registaram-se variações de -5,8% e -0,4%, pela mesma ordem. Por via terrestre, o transporte ferroviário diminuiu 3,2% (+11,4% em 2021) e o transporte rodoviário decresceu 2,2% (+11,5% em 2021), em ambos os casos não se registando ainda uma recuperação face a 2019 (-3,6% e -7,1%, respetivamente).
Em 2022, o transporte por oleoduto aumentou 28,3% face ao ano anterior (+7,6% em 2021; -5,7% face a 2019). No transporte de gás por gasoduto verificaram-se decréscimos na entrada (-4,3%; -0,1% em 2021; -7,6% face a 2019) e na saída (-4,8%; +0,3% em 2021; -7,5% comparando com 2019).