Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Seca condiciona o desenvolvimento das pastagens e forragens
Boletim Mensal da Agricultura, Pescas e Agro-Indústria
Seca condiciona o desenvolvimento das pastagens e forragens - Janeiro de 2005
21 de janeiro de 2005

Resumo
A persistência, em Dezembro, do tempo seco e frio condicionou o desenvolvimento vegetativo dos prados, pastagens e culturas forrageiras, comprometendo desta forma as disponibilidades alimentares do efectivo pecuário e obrigando ao recurso extraordinário a stocks forrageiros e rações industriais.
A alteração do regime de ajudas no âmbito da nova Política Agrícola Comum (PAC), ao desligar os pagamentos da produção das culturas arvenses (Regime de Pagamento Único), modificou de forma considerável a estrutura cerealífera do país. A superfície de trigo duro regista uma quebra acentuada, compensada em parte, pelo incremento de trigo mole. As áreas de triticale e aveia também deverão aumentar, face ao ano anterior.
Em Novembro de 2004, registou-se, face ao mês homólogo, um aumento no abate do gado aprovado para consumo, sobretudo devido ao acréscimo no abate de bovinos e suínos.
Igual tendência regista a produção de frangos e ovos de galinha para consumo, que apresentam, face ao homólogo, acréscimos de 11,8% e 14,6%, respectivamente.
Destaque
Download do documento PDF (51 Kb)