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Mais de metade da população dos 16 aos 74 anos tem competências digitais ao nível básico ou acima de básico
Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias
Mais de metade da população dos 16 aos 74 anos tem competências digitais ao nível básico ou acima de básico - 2023
21 de novembro de 2023

Resumo

Em 2023, 25,9% das pessoas dos 16 aos 74 anos têm competências digitais ao nível básico e 30,0% acima de básico em 2023, obtendo-se uma proporção de 56,0% para o conjunto dos que detêm competências ao nível básico ou acima de básico, mais 0,7 pontos percentuais (p.p.) do que em 2021.

No mesmo ano, 85,8% da população residente dos 16 aos 74 anos utilizou a internet nos 3 meses anteriores à entrevista (mais 1,3 p.p. do que no ano anterior). Praticamente todos os jovens dos 16 aos 24 anos e todas as pessoas que se encontram a estudar utilizam a internet, e a taxa de utilizadores é superior a 98% para as pessoas (16-74 anos) que concluíram o ensino superior e secundário.

Comunicar e aceder a informação continua a ser a principal atividade realizada pelos utilizadores da internet: 92,2% trocaram mensagens instantâneas (via WhatsApp, Messenger, etc.), 87,5% enviaram ou receberam e-mails, 85,3% pesquisaram informação sobre produtos ou serviços, 82,4% telefonaram ou fizeram chamadas de vídeo, 79,7% leram notícias e 79,3% participaram em redes sociais. Mais de um terço (35,5%) dos utilizadores da internet encontraram conteúdos agressivos, discriminatórios ou humilhantes, principalmente ligados à nacionalidade, origem étnica ou racial (27,9%),

Cerca de 30% da população usa autenticação digital com Cartão de Cidadão (CC) ou Chave Móvel Digital (CMD) para aceder a serviços online. A utilização do CC ou da CMD como meio de autenticação online é mais expressiva no caso dos homens (32,7% da população masculina) do que no das mulheres (28,4%). Por idade, verifica-se que a utilização destes meios de autenticação é mais referida pelas pessoas dos 25 aos 34 anos (46,4%) e superior à média nacional nas faixas etárias até aos 54 anos. Entre os que não utilizam, 56,7% não o fazem porque não acedem a serviços que obriguem à sua utilização.

Em 2023, 43,9% das pessoas dos 16 aos 74 anos efetuaram encomendas pela internet nos 3 meses anteriores à entrevista, mais 1,2 p.p. do que em 2022, mantendo-se a desaceleração do indicador já verificada em 2022 (mais 2,3 p.p.), depois dos aumentos mais expressivos verificados em 2020 (mais 7 p.p.) e em 2021 (mais 5,2 p.p.).

89,0% dos agregados domésticos em Portugal têm acesso à internet em casa e 85,8% têm uma ligação por banda larga; as ligações que usam tecnologias fixas (83,8%) continuam a ser predominantes, comparativamente às tecnologias móveis (49,5%).

88,3% das famílias têm acesso a TV por subscrição e 33,1% têm acesso à TDT em casa. O acesso à televisão por subscrição é mais frequente entre as famílias com crianças (95,1%) e nas famílias com maiores recursos (94,5%), ao contrário da TDT que predomina nas famílias sem crianças (33,5%) e nas famílias com menores recursos (39,3%).


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