Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Atividade Estatística
A atividade do INE encontra-se devidamente enquadrada pelas estratégias dos Sistemas Estatísticos Nacional (Linhas Gerais da Atividade Estatística Nacional 2018-2022) e Europeu (Programa Estatístico Europeu até 2020), que dão especial relevo às inovações do foro tecnológico no processo de produção estatística nas suas diferentes fases, assim como privilegiam o acesso a novas fontes de dados, nomeadamente as de cariz administrativo.
A atividade das Entidades com Delegação de Competências do INE, no que se refere às estatísticas cuja produção lhes está delegada, alinha-se com os mesmos documentos enquadradores e faz parte integrante do Plano de Atividades do INE, no âmbito da sua função Coordenação.
As operações estatísticas correntes do INE, representativas dos vários domínios estatísticos, cumprem obrigações de reporte e requisitos metodológicos estabelecidos por legislação europeia e nacional em matéria estatística.
O acesso a dados administrativos concretiza-se em vários domínios, na constante prossecução de minimizar o peso de operações de recolha junto de empresas e cidadãos, com impacto significativo na diminuição da carga estatística, assim como, na possibilidade de devolver à Sociedade novos indicadores estatísticos, mais prementes e adequados às necessidades dos utilizadores para a tomada de decisão. Para tal, o INE mantém uma articulação interinstitucional quer com entidades da Administração Pública, quer com entidades privadas.