Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Carta da qualidade

A “Carta da Qualidade” formaliza o compromisso público que o INE assume em relação à qualidade e credibilidade das estatísticas oficiais que produz e difunde e ao serviço público que presta a toda a Sociedade, explicitando-o em relação aos prestadores de informação, aos utilizadores de informação estatística e a todos os cidadãos interessados.

Na versão 2019 da Carta da Qualidade, o INE: i) revê as declarações de Missão e Visão, tendo como horizonte temporal 2022; ii) revê os Valores, em linha com a edição 2017 do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias; e iii) reforça os compromissos, de acordo com a estratégia que marcará a sua atividade nos próximos anos, nomeadamente em matéria de desafios de inovação, explicitando-os em relação às seguintes áreas:
  • Segurança da informação;
  • Relação com os prestadores de informação;
  • Relação com os utilizadores;
  • Revisão de dados estatísticos divulgados;
  • Difusão de informação estatística;
  • Disponibilização de publicações e outros produtos de difusão de informação;
  • Resposta a pedidos e informação estatística;
  • Acolhimento e atendimento do público;
  • Gestão das Sugestões e Reclamações;
  • Avaliação do nível de satisfação relativamente à atividade do INE;
  • Gestão dos recursos humanos;
  • Cooperação com entidades externas.
5a edição, 2019