Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
Organizações internacionais

O INE é membro ativo de várias organizações internacionais com as quais colabora, quer através da participação nas principais reuniões no domínio da estatística, quer mediante o envio regular de informação estatística, em resposta a questionários internacionais.
Destaca-se, pela sua importância, a participação do Instituto em algumas reuniões das Nações Unidas, nomeadamente na sessão plenária da Comissão de Estatística das Nações Unidas e na Conferência dos Estatísticos Europeus da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, bem como a participação em reuniões da OCDE, em particular no Comité de Estatística. O acompanhamento dos trabalhos destas organizações internacionais assume importância no quadro da produção e difusão das estatísticas nacionais segundo os padrões internacionais acordados no âmbito dessas organizações.
No âmbito das Nações Unidas, o INE tem também participado nas grandes conferências internacionais sobre população e nas respetivas avaliações, sendo de destacar a participação nos programas sobre População e Desenvolvimento e Gerações e Género.
Para além da participação em reuniões, a colaboração com as organizações internacionais engloba também o envio regular de informação estatística em resposta aos questionários provenientes das organizações das quais Portugal é membro.
De mencionar também a adesão de Portugal ao SDDS(Special Data Dissemination Standard) do FMI, cumprindo com os requisitos exigidos por este organismo internacional na difusão das principais estatísticas económicas e financeiras.